Vender no exterior e receber em dólar é o objetivo de muitos afiliados no marketing digital. Porém, quando as vendas não acontecem, a ansiedade pode dificultar a análise e o entendimento sobre o que deu errado no processo. Neste post, entenda os possíveis motivos de uma campanha que não vendeu na gringa.

Até quando devo testar o produto?

A recomendação inicial é testar um produto até alcançar entre R$300 e R$350, desde que os termos de pesquisa e a página de vendas estejam alinhados com as palavras-chave e anúncios.

Analise as métricas

Antes de tomar qualquer decisão sobre as campanhas, é essencial compreender alguns aspectos básicos referente a métricas. O custo por clique, o CTR, o orçamento e a posição no leilão são algumas das métricas que você deve analisar antes de agir:

CPC baixo

Um CPC muito baixo pode estar limitando as impressões e cliques, pois não está se encaixando nos leilões. Verifique a % de impressão (1ª posição) e % de impressão (parte superior). Aumente CPC e orçamento caso as % estejam baixas. (inicialmente, não exceda R$15 de CPC).

Taxa de CTR

O CTR ideal é acima de 5%. Abaixo disso, significa que o anúncio não está atendendo o princípio básico que é satisfazer as pesquisas dos usuários. No entanto, CTR muito alto pode indicar incongruência das palavras-chave com o anúncio e a página de vendas. Neste caso, verifique se os termos de pesquisas estão de acordo com as palavras-chave utilizadas na campanha.

Verifique também se a rede de pesquisa e de display (parceiros) estão desativados. Esses recursos atraem públicos desqualificados e aumentam o CTR de forma negativa:

Se o CTR estiver muito alto devido a incongruências da sua campanha, a tendência é o Google entregar menos os anúncios e aumentar os custos com CPC.

Muita impressão e poucos cliques

Muitas impressões com poucos ou nenhum clique podem estar relacionadas à sua posição no leilão. Campanhas com CTR muito baixo e uma posição de leilão ruim indicam que os anúncios estão aparecendo nas últimas posições das pesquisas, onde as pessoas geralmente não clicam.

Verifique se houve checkouts

Se o CTR e os termos de pesquisas estiverem congruentes com as palavras-chave utilizadas, verifique se há registro de checkout na plataforma:

clickbank checkouts

No caso acima, houve um registro de checkout do produto na Clickbank.

método l5d bruno matos

Não há uma recomendação de quantidade mínima de checkouts em uma campanha. O importante é ter checkouts que leve a, pelo menos, uma venda a cada R$300/R$350 gastos.

Todas as métricas estão saudáveis. E agora?

Se todas as métricas da sua campanha estiverem dentro da normalidade e, ainda assim, você só estiver gastando sem gerar vendas, considere pausar a campanha e testar outros produtos.

Aproveite todo o aprendizado para aplicar em outras campanhas!

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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