A análise de campanhas é fundamental para identificar quais vídeos, canais e segmentações estão gerando os melhores resultados e contribuindo para um ROI positivo. Além disso, é essencial para detectar problemas que causam desperdícios de orçamento e corrigi-los. Neste post, aprenda como analisar e otimizar uma campanha de display do YouTube Ads e aumentar o seu faturamento.
O que devo analisar inicialmente?
O ideal é analisar os vídeos individualmente. Cada vídeo funciona como se fosse uma campanha diferente, alcançando e impactando diferentes públicos, o que pode aumentar ou não o nível de conscientização deles.
Se um determinado vídeo gerou muito custo em relação aos demais e ainda não vendeu, exclua da campanha e inclua na lista de vídeos ruins. Vídeos com essas características provavelmente ranquearam para o topo de funil e convertem com muitos cliques. Uma média comum é de 100 cliques para cada venda.
Dica: Experimente criar uma campanha nova (duplique a atual) para anunciar somente para esses vídeos de topo e meio de funil. Defina um CPC baixo (por volta de R$0,10) e observe. Se não gerarem conversões pelo menos o gasto será baixo.
Exclua os vídeos ruins
Para excluir os vídeos que geram muitos cliques sem vendas, acesse Insights → Quando e onde os anúncios foram veiculados e clique na aba Onde os anúncios foram exibidos. Selecione o(s) grupo(s) de anúncios e clique em Mais detalhes:
Identifique os vídeos que geraram muitos cliques e custos mas que não venderam ou que venderam mas com um custo muito alto e copie a URL de cada um.
Para adicionar as URLs à lista de vídeos em que os anúncios não serão exibidos, acesse Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Conteúdo. Clique em Editar exclusões e selecione a opção Campanha. Clique em Exclusões de canais, aba Inserir, inclua a lista de URLs e clique em Salvar:
Inclua novos vídeos para teste
Para adicionar mais vídeos ou canais na campanha, acesse Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Conteúdo. Clique em Editar conteúdo e selecione o grupo de anúncios. Clique em Canais, aba Inserir, inclua a lista de URLs e clique em Salvar:
Aumente o lance dos vídeos que estão vendendo bem
Identifique os vídeos que estão vendendo bem e aumente o lance deles para potencializar as conversões. Para isso, acesse Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Conteúdo. Marque o(s) vídeo(s) que está gerando bastante conversões, clique em Editar e selecione a opção Alterar ajustes de lances. Inicialmente, ajuste um aumento de 50% e continue acompanhando o desempenho dele. Clique em Aplicar:
Obs.: Para ajustar o lance em um vídeo específico, você precisa incluí-lo nesta lista.
Se você incluiu todo o canal para veicular os anúncios e precisa alterar o lance para vídeos específicos dele, clique em Insights e relatórios → Quando e onde os anúncios foram veiculados. Selecione o grupo de anúncios, marque o canal e clique em Mais detalhes:
Copie a URL do vídeo desejado e inclua na lista de vídeos. Para isso, acesse Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Conteúdo. Clique em Editar conteúdo e selecione o grupo de anúncios. Clique em Canais, aba Inserir, inclua a URL e clique em Salvar.
Aumente o lance para idade, sexo e renda familiar
Após identificar os vídeos com as melhores taxas de conversão, aumente o lance para os públicos que mais compraram o produto. Para isso, acesse Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Públicos-alvo. Em Informações demográficas, clique em Mostrar tabela para visualizar as informações.
Escolha a faixa etária, o sexo e a renda familiar com o maior número de conversões, clique em Editar e selecione a opção Alterar ajustes de lances. Inicialmente, aumente em 50%:
Dicas importantes
- Uma média comum de cliques para cada venda está entre 100 e 300. Deixe rodando até atingir essa quantidade de cliques ou até gastar 50% da comissão do produto;
- Se o produto vender mas com ROI apertado, faça otimizações através da troca do público (outros vídeos do canal do produtor e vídeos reviews do produto em outros canais – sexo – idade e renda). Também experimente trocar os criativos e copys;
- Se o produto estiver vendendo bem, escale através do aumento gradativo do orçamento;
- Se a campanha estiver vendendo e dando ROI positivo, esqueça as outras métricas. Se não estiver vendendo, empatando ou se estiver mas com prejuízo, analise os criativos, públicos, CTR, quais vídeos venderam, qual gastou mas não vendeu e faça otimizações;
- Para fazer as análises, aguarde os primeiros 10 cliques, pelo menos. Se, após 300 cliques ou 50% da comissão, não acontecer vendas, desista do produto e teste outro;
- Analise os vídeos que vendem para entender o perfil deles. Dessa forma você terá um padrão para fazer melhor as suas análises;
- Cuidado ao anunciar em canais de topo de funil. Por exemplo, em canais onde a predominância de vídeos são sobre como fazer algo ou resolver um problema específico. Anúncios para topo de funil vão gerar muitos cliques e poucas vendas;
- Anuncie produtos mesmo sem página de vendas (página de vendas padrão da plataforma). Quem venderá o produto é o vídeo;
- Pesquise no YouTube sobre cursos. Por exemplo, na barra de pesquisa, digite “curso de …”. Digite uma letra para que o YouTube mostre sugestões. A garimpagem no YouTube é fantástica;
- Prefira canais de, no máximo, 300 mil inscritos. Canais muito grandes possuem bastante vídeos de topo de funil que são difíceis para vender (o YouTube divulga os vídeos para públicos muito aleatórios). Se for anunciar para canais muito grandes, não esqueça de limitar os vídeos nos quais os anúncios serão exibidos;
- Ao identificar um produto campeão, pare de testar outros produtos na mesma conta. Mantenha apenas esse produto na conta para evitar reprovações e suspensões. Reserve uma conta exclusiva para cada produto que esteja vendendo bem. Se possível, aplique a mesma regra com relação ao domínio;
- Para descobrir produtos ocultos na Hotmart, acesse a plataforma como um usuário comum que busca comprar cursos. Faça uma pesquisa pelos produtos desejados. Para confirmar se um produto é oculto, realize a mesma pesquisa usando o acesso de afiliado. Se o produto não aparecer na pesquisa de afiliados, significa que ele é oculto. Nesse caso, entre em contato com o produtor por meio das redes sociais ou e-mail e solicite a afiliação;
- Faça as otimizações necessária de forma gradual para não atrapalhar a inteligência da campanha;
- Após 20 vendas, duplique a campanha e use lances inteligentes. Use Maximizar Conversões ou CPA Desejado (custo por conversão);
- Quando a campanha estiver vendendo bem, escale para o meio e topo de funil.
Ficou curioso para saber mais detalhes? Clique na imagem abaixo:
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