contingência google ads

A importância das palavras-chave negativas no Google Ads

As palavras-chave negativas são fundamentais para refinar o público-alvo, impedindo que os anúncios sejam exibidos para públicos errados. Isso gera maior relevância, eficiência de orçamento e melhora o retorno sobre o investimento (ROI). Vamos entender mais sobre a importância das palavras-chave negativas no Google Ads e como usá-las em suas campanhas.

O que são palavras-chave negativas?

Palavras-chave negativas são termos que você adiciona à sua campanha para impedir que seu anúncio seja exibido quando um usuário realiza buscas contendo esses termos. Por exemplo, se você vende um curso online de maquiagem, pode adicionar palavras-chave negativas como “presencial” ou “gratuito” para evitar cliques desqualificados.

Vantagens de usar palavras-chave negativas

As vantagens de usar palavras-chave negativas são inúmeras. As principais são:

  1. Otimização de orçamento

    Ao bloquear buscas irrelevantes, as palavras-chave negativas evitam desperdício de orçamento com cliques que não resultarão em conversão. Isso é bem útil quando o orçamento é limitado e você deseja garantir que cada clique tenha um potencial maior de conversão.

  2. Aumento da taxa de conversão

    Reduzir cliques irrelevantes aumenta a chance de atrair usuários interessados, o que melhora a taxa de conversão. Um público qualificado é mais propenso a clicar e fazer a compra.

  3. Melhora no Índice de Qualidade

    Quanto mais relevantes forem os anúncios para o público que clica neles, maior será o Índice de Qualidade da campanha. Isso pode resultar em um custo por clique (CPC) mais baixo e em uma melhor posição de anúncio.

  4. Controle da mensagem e público-alvo

    Palavras-chave negativas permitem controlar para quem a campanha será exibida, garantindo que a mensagem chegue apenas a quem realmente está buscando o que você oferece.

Como escolher palavras-chave negativas?

Para definir as palavras-chave negativas de forma eficiente:

Pesquise no Google: No buscador do Google, digite o nome do produto seguido de cada letra do alfabeto. Anote todas as palavras que vierem após o nome do produto que não façam sentido ou que poderão atrair públicos desqualificados:

pesquisa palavra-chave no google



No caso acima, os termos “app”, “acesso” e “vale a pena”, por exemplo, são pesquisas de pessoas que, provavelmente, não irão comprar o produto.

Tenha uma lista pronta e validada de palavras-chave negativas: Leia este post até o final para ter acesso as minhas listas exclusivas e atualizadas de palavras-chave negativas para uso tanto no Brasil quanto na gringa.

Pesquise os termos de busca: Analise os termos de busca que têm acionado seus anúncios. Identifique palavras que não resultaram em conversões e que não se relacionam com seu público-alvo.

Para isso, acesse a campanha é vá em Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Palavras-chave de pesquisa. Marque as palavras-chave e clique em Termos de pesquisa:

termos de pesquisa no google ads



método l5d bruno matos

Anote todos os termos que não façam sentido para a sua campanha.

Palavras ambíguas: Algumas palavras podem ser interpretadas de várias maneiras. Adicione aquelas que possam atrair usuários que buscam um serviço ou produto diferente.

Dicas para implementar palavras-chave negativas

Antes de sair usando as palavras-chaves negativas, tome alguns cuidados para não afastar o público comprador:

  • Lista negativa por campanha: Se houver várias campanhas, crie listas de palavras-chave negativas específicas para cada uma. Isso garante maior controle sobre cada campanha e pode evitar conflitos;

  • Use palavras-chave de correspondência exata e de frase: Escolha entre correspondência exata, de frase ou ampla para garantir que a palavra-chave negativa não bloqueie termos que poderiam ser úteis;

  • Acompanhamento regular: Palavras-chave negativas não são estáticas. Verifique e ajuste a lista regularmente com base nas novas pesquisas e comportamento dos usuários.

Lista completa e validada de palavras-chave negativas

Se você chegou até aqui, merece ter acesso as minhas listas exclusivas de palavras-chaves negativas que uso, tanto em campanhas de produtos do Brasil quanto estrangeiros:

Lista de palavras-chaves para produtos em português:

acessar
acesse
acesso
afiliado
afiliados
aluno
alunos
“ao vivo”
área
“area de membros”
baixar
barato
biografia
blog
“canal youtube”
cancelar
club
com.br
.com.br
“como acessar”
confiavel
contato
“de graça”
depoimento
depoimentos
dowload
download
“é bom”
ead
entrar
existe
free
funciona
“google drive”
gratis
grátis
gratuito
hotmart
http
idade
instagran
kiwify
login
loguim
material
mec
medium
membros
“material de divulgação”
“mercado livre”
microlins
“onde mora”
“o que é”
“ou presencial”
pdf
preço
presencial
“qual a diferença”
“qual o melhor”
“quanto custa”
“quantos anos”
reclamacao
reclamações
reclame
“reclame aqui”
reembolso
sebrae
senac
senai
“senai rj”
“senai-sp”
“senac rj”
sobre
suporte
telefone
torrent
udemy
“vale a pena”
valor
watsap
watsapp
whatsap
whatsapp
wikipedia
youtube
“zona norte”
“zona leste”

Lista de palavras-chaves para produtos em espanhol:

acceda a
“acerca de”
afiliados
“área de miembros”
biografía
blog
cancelar
“cómo acceder”
“cuál es el mejor”
“cuántos años”
descargar
download
edad
“en persona”
“entre en”
“es bueno”
estudiante
estudiantes
existe
fiable
free
funciona
“google drive”
gratis
hotmart
“inicio de sesión”
instagran
login
“lo que es”
miembros
pdf
quejarse
“que es”
“quien es”
http
https
“material publicitario”
“póngase en contacto con”
reembolso
soporte
reclamación
reclamaciones
teléfono
testimonio
testimonios
torrent
whatsapp
whatsap
watsap
watsapp
wikipedia
youtube

Lista de palavras-chaves para produtos em inglês:

.with.br
about
access
affiliate
afiliate
affiliates
affilliate
affilliates
after
age
amazon
amazona
area
before
bellows
bestbuy
best buy
biography
blog
buygoods
cancel
cb
claims
clickbank
club
complain
complain here
complaint
complaints
“complain here”
contact
contac
contact number
cost
costumer
costumers
costumer service
coupon
crack
crafter
customer
cvs
deep
deep calm
depositions
digistore
digistore24
do
does
does it work
does really works
dosage
download
drink
ebay
email
e-mail
exists
fake
“for free”
formula
fraud
free
free market
free of charge
good
google drive
hoax
hoplink
hotmart
how does it work
how it works
how much
“how old”
“how to access”
“how to affiliate”
how to sell
how to use
http
images
independent
info
ingredient
ingredients
ingredients list
instagran
is
is safe
n
is good
it’s good
it works
jv
label
legit
link
list
local
log
login
market
mart
marketplace
material
maxweb
medium
members
“members area”
money back
near
near me
offer
official
page
pdf
phone
phone number
presential
price
producer
“promotional material”
pros and cons
pupil
real
real people reviews
real reviews
really works
recipe
reddit
refund
reimbursement
reliable
result
results
return
return policy
review
reviews
scam
scams
sebrae
senac
side
side effect
side effects
student
students
support
suport
supplement
supportt
supporting
take
telephone
testimonial
testimonials
that
to enter
torrent
use
video
wal
walgreens
walmart
what
what’s
what it
watsap
watsapp
“which is”
“which one is the best”
wikipedia
work
works
youtube
“youtube channel”

método l5d bruno matos

As listas acima não são definitivas e poderão ser atualizadas a qualquer momento.

Para cursos online que também podem ser dados presencialmente (curso de barbeiro, maquiagem, unhas etc), é importante negativar todas as cidades do Brasil. Se você quer ter acesso a esta lista, deixe um comentário abaixo solicitando que eu envio para você.

O uso de palavras-chave negativas vai otimizar o seu orçamento e te ajudar a melhorar o ROI. Por isso, é essencial revisar e ajustar constantemente sua lista para garantir que os anúncios alcancem apenas o público certo e aumentem suas chances de vendas.

Gostou do post sobre a importância das palavras-chave negativas no Google Ads? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Acesse o nosso canal no YouTube para mais dicas.

Tags:

ANDA SOFRENDO COM SUSPENSÕES DE CONTAS DO GOOGLE ADS?

Aprenda minhas técnicas validadas para criar uma contingência robusta e nunca mais sofra com suspensões de contas no Google Ads.

Ficou curioso para saber mais detalhes? Clique na imagem abaixo:

método contingência definitiva do google ads

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

super pressel

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.