Já pensou no quanto a experiência dos usuários afeta os seus gastos com campanhas no Google Ads? Neste post, entenda a importância do índice de qualidade para suas campanhas e como reduzir seus gastos com isso.
Afinal, o que é Índice de Qualidade?
O índice de qualidade é uma métrica de diagnóstico que compara a qualidade dos seus anúncios com os de outros anunciantes. A qualidade de um anúncio é definida pela experiência que as pessoas têm quando visualizam seus anúncios e a página de destino.
Esse índice é determinado por uma escala de 1 a 10 e é mostrado no nível da palavra-chave. Você consegue um nível superior quando os seus anúncios são congruentes com a página de vendas dos produtos:
Ao criar os anúncios, crie variações do mesmo (altere algumas informações para saber qual converte mais). Por exemplo, em um anúncio, destaque o valor do produto, frete grátis, noutro o desconto. Utilize a palavra-chave bastante vezes nos anúncios e extensões. Uma outra dica importante é usar extensões de imagem.
Procure usar todo o limite de caracteres nas descrições dos anúncios e extensões. Não foque ficar em primeiro lugar nas pesquisas. Foque em ter um anúncio com uma boa qualidade e ficar na segunda posição (a primeira posição costuma atrair muitos cliques de afiliados).
Se o anúncio tiver uma boa copy, você conseguirá vender mais sem ter que gastar muito tomando muitos cliques na primeira posição da pesquisa.
O índice de qualidade recomendável é de, pelo menos, 8/10.
Atenção:
Se um grupo de anúncio/palavra-chave estiver convertendo, mesmo com a qualidade abaixo de 8/10, mantenha esse anúncio/palavra-chave e duplique esse anúncio para melhorar esse índice. Não mexa no anúncio que está vendendo!
Como o Índice de Qualidade é calculado?
Para chegarmos ao valor do índice de qualidade de um anúncio, precisamos levar em conta:
Taxa de cliques (CTR): É a probabilidade do anúncio receber um clique ao ser exibido |
Relevância do anúncio: É a adequação do seu anúncio à intenção de pesquisa do usuário |
Experiência na página de destino: Qual é a importância e valor da página de destino para os usuários que clicam no anúncio |
Cada elemento é avaliado com um status de “Acima da média”, “Na média” ou “Abaixo da média”, comparando-se com outros anunciantes que veicularam anúncios para a mesma palavra-chave nos últimos 90 dias.
Mesmo sem impressões, uma palavra-chave de correspondência ampla pode ter um Índice de Qualidade, desde que haja uma palavra-chave de correspondência exata com impressões nos últimos 90 dias.
Se houver impressões para pesquisas idênticas a uma palavra-chave de correspondência ampla, devido ao uso de um termo de correspondência exata no mesmo grupo de anúncios, o mesmo Índice de Qualidade será atribuído para ambas as palavras-chave.
Se algum desses elementos estiver classificado como “Na média” ou “Abaixo da média”, isso pode indicar uma oportunidade para melhorias. Saiba mais sobre as cinco maneiras de utilizar o Índice de Qualidade para otimizar seu desempenho.
Dica:
Ao incluir mais termos de pesquisa como palavras-chaves no seu grupo de anúncios, tome cuidado para não incluir termos que não têm na página de vendas e nos anúncios. Isso vai diminuir o índice de qualidade dos seus anúncios e, consequentemente, aumentar o CPC.
Para contornar isso, crie um novo grupo de anúncio (duplique) com esses novos termos e os inclua nas descrições dos anúncios. Se os anúncios nos quais você incluiu os novos termos perderem performance, exclua esse novos termos e deixe como antes.
Para simular a posição do seu anúncio quanto ao lance máximo de CPC, índice de qualidade e orçamento diário, acesse o simulador do Google Ads.
Índice de Qualidade e CPC
Um índice que representa alta qualidade aumentará a classificação dos seus anúncios e os colocará em leilões de melhor qualidade e com custo menor. Seus anúncios receberão mais impressões e, consequentemente, mais cliques. O bom dessa história é que o CPC terá um custo menor.
Como consigo um Índice de Qualidade bom?
- Cuide da experiência do usuário na sua página. Ela precisa conter informações que casam com as informações dos anúncios e palavras-chaves. O usuário precisa encontrar o que procura e ficar, pelo menos, 5 segundos nela;
- Mantenha sempre alta a velocidade da página. Se for baixa, o usuário vai sair rápido;
- Defina a URL da página de acordo com o nome do produto e palavras-chaves usadas, se possível.
Um Índice de Qualidade abaixo de 6 é considerado ruim.
Recomendações do Google Ads
Acompanhe as recomendações que o Google fornece sobre a sua campanha e aceite aquelas que façam sentido. Isso é importante para aumentar o índice de qualidade da campanha.
Desative ou dispense:
- Ativar recursos automáticos;
- Fazer upload das listas de segmentação por lista de clientes;
- Remover palavras-chaves redundantes (palavras-chave em exata e em frase gera essa observação).
Resolva:
- Verificação do anunciante;
- Adicionar snippets estruturados;
- Finalize a configuração do acompanhamento de conversões.
Qualquer dúvida sobre índice de qualidade, deixe nos comentários abaixo.
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