Escolher um bom produto e definir uma boa estratégia de divulgação, infelizmente, não é o bastante para você se dar bem no Google Ads. Devido as complexas políticas de uso da plataforma, contas são suspensas sem que você saiba exatamente o motivo. Neste post, aprenda como subir uma campanha da forma certa no Google Ads para evitar bloqueio de conta.
1. Inicialmente, escolha produtos com promessas coerentes
Inicialmente, evite anunciar produtos físicos ou digitais com promessas muito fortes. Antes, procure anunciar produtos com promessas coerentes e factíveis.
Trabalhar com esses tipos de produtos, gastando uma boa quantia em anúncios, aumenta o seu “score” com o Google. Após algum tempo anunciando, escale a sua operação com produtos físicos e com promessas mais fortes.
Recomendo que você leia este post sobre como escolher bons produtos para se afiliar na Hotmart.
2. Faça a checagem de segurança da página de vendas
Antes de anunciar qualquer produto, é muito importante verificar se a página de vendas contém vírus ou códigos maliciosos. Para fazer essa análise, acesses os seguintes sites:
https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search
https://www.virustotal.com/gui/home/url
Informe a URL da página de vendas do produto e solicite a análise.
Nessas análises, alguns problemas poderão não ser detectados. Páginas com plugins que captam informações dos usuários na página é considerado um código malicioso e provavelmente não será detectado na checagem acima. Excesso de pop-up também é considerado código malicioso. Não recomendo anunciar produtos com páginas com pop-ups.
3. Verifique se existem anúncios para o produto
Faça uma pesquisa no Google sobre o nome do produto para descobrir se existem anúncios. Se não existirem, pode ser por 3 motivos:
- O produto não tem buscas;
- A página de vendas está comprometida e, por isso, ninguém consegue anunciar no Google;
- O domínio usado na página de vendas foi marcado pelo Google.
Desconsidere o motivo 1, mas tome cuidado com os demais motivos, mesmo se a página de vendas passou pelas checagens de segurança. Na dúvida, não anuncie ou faça o passo a seguir.
Para saber mais sobre domínios marcados no Google Ads, leia este post.
4. Faça uma análise das promessas da página de vendas
Leia, detalhadamente, toda a página de vendas a procura de possíveis violações de políticas do Google Ads. Para ficar por dentro dos principais motivos que levam uma conta a ser suspensa, leia este post.
5. Desative recomendações automáticas
Algumas recomendações que o Google Ads sugere vão fazer sua campanha gastar mais e/ou diminuir o ROI.
- Não considere os valores do CPC informados no Planejador de Palavras-chaves do Google Ads, pois esses valores são desatualizados. Inicie a campanha e aguarde as impressões. Vá aumentando o CPC até começar a imprimir;
- Ao criar uma campanha para rede de pesquisa, desmarque as opções Rede de pesquisa e Rede de Display (o anúncio será mostrado no YouTube no formato de texto). O problema disso é que as pessoas que estão no YouTube querem ver vídeos e os anúncios em textos dificilmente serão clicados. Isso irá diminuir o CTR e, possivelmente, aumentará o valor do seu CPC;
- Ao anunciar na gringa, em Opções de local, defina Presença: pessoas que estão nos locais incluídos ou que frequentam a área. (Queremos que o anúncio apareça apenas para pessoas que estão pesquisando pelo produto nos países que definimos). Se definirmos a primeira opção, o anúncio aparecerá para qualquer pessoa que pesquisar pelo produto, independente do local onde ela está.
6. Crie a campanha em uma conta de teste
Depois que você fez todas as verificações acima e concluiu que não houve nenhuma violação de políticas do Google Ads, crie a campanha em uma conta de testes.
Para não arriscar a sua conta principal, suba a campanha para o produto usando uma subconta ou uma conta secundária. Se passar pela análise do Google, copie a campanha para a sua conta principal.
7. Precauções importantes
Mesmo que a página de vendas do produto esteja ok, a reprovação do anúncio ou suspensão de conta poderá ser motivada por informações no próprio anúncio. Portanto:
- Não faça promessas fortes (“ganhe x em y dias”, “o melhor curso ou produto”, “resultado garantido” etc);
- Não use palavras com todas as letras maiúsculas (exceto siglas);
- Não use marcas registradas (mesmo que a intenção não seja isso);
- Não use CTAs do tipo “Clique aqui”;
- Não use imagens de “antes e depois” para apresentar resultados difíceis ou impossíveis de serem alcançados (por exemplo, pessoa obesa e depois magra, homem careca e depois com cabelo etc);
- Pause a campanha após publicá-la. Só ative depois que o Google aprovar.
Qualquer dúvida a respeito do tema, deixa nos comentários abaixo.
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