Como anunciar produtos em todo o mundo com o Google Ads

O mercado de afiliados está em constante crescimento, e uma das grandes oportunidades de exponencializar o faturamento é fazer vendas em todo o mundo. No entanto, anunciar produtos digitais em outros países requer uma boa estratégia para atingir o público certo. Neste post, aprenda como anunciar produtos em todo o mundo com o Google Ads.

Por que anunciar lá fora?

Anunciar produtos em outros países permite acessar novos mercados, aumentar receitas e aproveitar oportunidades em regiões com menor concorrência, não se limitando apenas ao Brasil. Outra grande vantagem são as comissões em dólar ou euro, que podem multiplicar o faturamento em várias vezes.

Em países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo, comissões de 100 dólares são bem comuns, o que representam atualmente por volta de R$500. Portanto, vender lá fora pode representar boa parte de seus ganhos.

Em quais países anunciar?

Olhar para fora e sair um pouco do mercado brasileiro pode ser uma ótima estratégia para aumentar seus ganhos. Aqui estão alguns países ideais para começar:

Estados Unidos: O maior mercado consumidor de produtos digitais, com uma população conectada e disposta a gastar online;

Reino Unido: Um mercado com alta penetração de internet e consumidores acostumados a comprar digitalmente;

Canadá: Similar aos EUA em termos de comportamento de consumo, mas com menos concorrência;

Austrália: Alto poder aquisitivo e grande adoção de tecnologia, tornando-o um mercado promissor;

Alemanha: A maior economia da Europa, com uma forte cultura de compras online;

Esses países oferecem um bom equilíbrio entre tamanho de mercado e maturidade digital, proporcionando ótimas oportunidades para seus produtos. No entanto, não menospreze os demais paises.

Se você está começando agora e não possui muita verba, opte pela segmentação em países como França, Itália, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça, Singapura, Austria, Hungria, Dinamarca, Hong Kong, Países Baixos, Luxemburgo, Japão e Croácia.

Teste também paises da África e América Latina, pois são mercados pouco concorridos em relação aos países desenvolvidos.

Em quais plataformas devo procurar por produtos?

As principais plataformas estrangeiras são:

Clickbank: https://www.clickbank.com/
Buygoods: https://buygoods.com/lp
Maxweb: https://maxweb.com/
Digistore: https://www.digistore24.com/
JVzoo: https://www.jvzoo.com/affiliate/
SmartAdv: https://affiliate-wave.net/
Adcombo: https://everad.com/
Terraleads: https://terraleads.com/
Gurumedia: https://gurumedia.com/
Dr.Cas: https://dr.cash/affiliates

Crie uma conta em uma ou mais dessas plataformas para ter uma maior varidade de produtos.

Cuidados com as regras dos produtos

Antes de anunciar os produtos, é importante analisar suas regras para evitar cancelamento da afiliação ou até mesmo o banimento das plataformas. Nas regras, verifique as seguintes informações:

No brand bidding: Não pode anunciar para o fundo do funil (nome do produto);
No PPC: Não pode fazer nenhum anúncio para o produto;
No Survey: Não pode anunciar no fundo de funil;
No google ou No Bing: Não pode anunciar nessas plataformas;
Keywords: Palavras-chaves que são proibidas de usar nos anúncios.

Na página de afiliados do produto, aperte Ctrl + F para abrir a busca e digite os termos acima. Se não encontrar restrições, pode anunciar sem problemas.

Obs.: Para esta estratégia, escolha produtos que permitam o fundo de funil.

Como crio uma campanha da forma certa?

Neste post, vamos nos concentrar em produtos digitais. Para criar uma campanha da forma correta, segmentando os países e definindo as copys, siga os passos abaixo:

1. Crie uma campanha com o objetivo Vendas, tipo Pesquisa, defina Visitas ao site e o Nome da campanha:

objetivo de campanha vendas
google ads objetivo de vendas e visitas ao site

2. Em Lances, defina a métrica Cliques e o CPC inicial de R$6:

google ads lance e cpc

Em Configurações da campanha, desmarque as opções de Rede de pesquisa e Rede de Display:

google ads redes

3. Em Locais, marque a opção Inserir outro local e clique em Pesquisa avançada:

google ads locais

Marque a opção Adicionar vários locais, defina os países e clique em Pesquisar. Após a pesquisa, clique em Segmentar todos e clique em Salvar:

google ads pesquisa por paises

4. Para ser mais assertivo e não desperdiçar verba, em Opções de local, escolha a opção Presença: pessoas que estão nos locais incluídos ou que frequentam a área:

google ads opcoes de local

Em Idiomas, selecione todos e clique em Próximo.

5. Em Palavras-chave e anúncios vamos definir as palavras-chaves que vão acionar os anúncios.

Use o Planejador de palavras-chaves do Google para pesquisar sobre o nome do produto. Faça isso alterando o local para cada país segmentado; só mantenha o idioma inglês. Pegue sugestões de novas palavras-chaves e termos que não fazem sentido (palavras-chaves negativas):

Para isso, acesse Ferramentas → Planejamento → Planejador de palavras-chave. Clique em Descobrir novas palavras-chave:

google ads planejador de palavras-chaves

Acima, a palavra-chave ou nome do produto está destacado em verde. Em amarelo estão sinalizados o país e o idioma inglês. A quantidade de buscas no respectivo país está marcado em laranja. Some as buscas de cada país para obter o total de buscas pelo produto.

Dica: Se você já tem uma lista de produtos para testar e deseja saber a quantidade de pesquisas de cada um, de uma só vez, informe todos os nomes e faça a pesquisa:
google ads tendência de pesquisas
Veja os gráficos de cada palavra-chave para analisar a tendência de pesquisas. As palavras-chaves com as maiores tendências de aumento nas pesquisas serão dos melhores produtos para anunciar no momento:
google ads tendência de pesquisas
No gráfico acima, a palavra-chave está com um forte aumento das pesquisas.

Pesquisa a palavra-chave no Google Trends para ter uma clareza maior dessa tendência: https://trends.google.com.br/trends/.

6. Em Palavras-chave e anúncios defina os termos identificados na pesquisa acima. Tome cuidado para não incluir palavras-chaves muito abertas (topo e meio de funil):

google ads palavras-chaves gringas
Use os termos entre aspas

No caso acima, foram informadas palavras-chaves usando o nome do produto mais o termo “suplemento” nas línguas dos paises segmentados. Se for um curso ou software, por exemplo, basta traduzir para os idiomas.

Importante: Para obter um CPC mais barato, use palavras-chaves de calda longa (nome do produto + complemento). Por exemplo: “glucotrust blood sugar support”, “prostadine prostate complex” e “exipure weight loss”.

Defina a URL final, que é da sua pressel e em Caminho de exibição, crie gatilhos:

google ads url final e palavras-chaves

Defina os títulos, fixando o primeiro:

google ads títulos

Exemplos de títulos:

Título 01: Nome do produto + valor (fixado)
Título 02: Original Price $99 Only $30 (valor inteiro e com desconto)
Título 03: 3 Amazing Bonuses
Título 04: 100% Money Back Guarantee
Título 05: Secure Payment

Cinco títulos já são suficientes.

Informe duas descrições, sendo que uma é sobre o produto e a outra é repetindo as informações dos títulos:

google ads descrições

7. Para o orçamento, defina o maior valor de você pode investir, respeitando o limite de R$100 se você for inexperiente:

google ads orçamento

Após publicar a campanha, defina as palavras-chaves negativas para evitar cliques desqualificados. Crie Frase de destaque, Sitelink, Snippet estruturado e Promoção para complementar os anúncios.

Dicas importantes

  • Se a qualidade do anúncio ficar “ruim”, não se preocupe. O importante é usar as palavras-chaves e deixar claro todos os benefícios em adquirir o produto;

  • Na sua pressel, crie links para os termos de uso e políticas de privacidade (são obrigatórios);

  • A pressel precisa ter duas dobras, pelo menos. Opte por pressel robusta;

  • Acrescente novos países se a campanha ficar travada;

  • Teste outros países, não se limite apenas nos EUA e a europeus;

  • Impeça que os anúncios sejam exibidos na Rússia, Índia, China e Brasil para evitar os cliques desqualificados;

  • Nos anúncios, evite palavras que possam ser mal interpretadas pelo Google. Há casos onde a palavra “only” é relacionada ao termo “onlyfans” (rede social com conteúdos sexuais);

  • Impeça que os anúncios sejam segmentados para públicos com interesse em marketing digital. Para isso, acesse a campanha, clique em Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Públicos-alvo. Clique em Mostrar tabela e depois em Editar exclusões. Selecione as opções Serviços de e-mail marketing, Serviços de publicidade e marketing, Serviços de SEO e SEM e Desenvolvimento de websites e webdesign, e clique em Salvar;

  • No caso de produtos “No brand bidding” (que não podem ser anunciados pelo nome), em alguns casos é possível contornar essa limitação usando outros nomes que remetam a ele. Exemplos clássicos:

    Exipure: também é conhecido como “tropical loophole” e “exotic tropical loophole”.

    Prodentim: também é conhecido como “dr drew sutton”.

    Ignite: também é conhecido como “ancient amazonian drops”, “amazonian sunrise drops” e “amazonian sunrise ritual”.

    Essas informações podem ser encontradas na própria página de vendas do produto (VSL e TSL) ou na página de afiliados. Procure também na embalagem do produto pelo nome do laboratório ou por termos diferentes. Encontrando, pesquise por esses termos no Gerenciador de palavras-chaves do Google Ads para saber se tem buscas.

    Experimente fazer a pesquisa no I Search From para descobrir se existem anúncios do produto lá fora (e dar aquela espionada para criar anúncios melhores). Se existirem anúncios com extensão de preço e de promoção, por exemplo, não faça nada menos do que isso; procure sempre fazer mais do que a concorrência!

    Para confirmar se o termo remete ao produto, pesquise no Google por imagens usando o termo. Se a pesquisa voltar imagens do produto, significa que o termo remete a ele. Use nas suas campanhas para fugir da concorrência!

  • Para facilitar a busca por produtos em plataformas internacionais, acesse https://www.offervault.com/;

  • Para saber quais produtos uma determinada URL já testou ou está testando, digite sitemap.xml. Por exemplo: superoferta.com/sitemap.xml. Essa técnica é útil para ver os modelos de pressel usados pelo afiliado e, assim, ter ideias para fazer as suas.

    Você pode também digitar site:https://meudominio.com para descobrir páginas de produtos divulgados a partir dessa URL;

  • Utilize o ChatGPT em vez da tradução pelo Google para traduzir textos dos anúncios. Peça para o ChatGPT traduzir levando em conta os jargões e o contexto cultural do país para que as traduções saiam mais próximo do que as pessoas estão acostumadas ver na TV e no dia a dia delas;

  • Mantenha contato com o gerente de afiliados dos produtos para você obter mais informações sobre eles. Em muitos casos, você poderá ser informado sobre lançamentos antes mesmos de muitos concorrentes;

  • Use palavras-chaves negativas para evitar os cliques desqualificados. Veja a lista de palavras-chaves negativas para você usar nas campanhas:

access
affiliate
affiliates
affilliate
affilliates
afiliate
after
amazon
before
bellows
cb
clickbank
complaint
complaints
contac
contact
contact number
cost
crack
crafter
discord
does it work
download
drink
ebay
formula
fraud
free
good
hoplink
how much
how to use
ingredient
ingredients
ingredients list
jv
link
log
login
market
marketplace
members
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pdf
phone number
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Ao escolher os produtos certos nessa estratégia, você pode ter certeza de que verá milhares de dólares entrando na sua conta!

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Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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