O mercado de afiliados está em constante crescimento, e uma das grandes oportunidades de exponencializar o faturamento é fazer vendas em todo o mundo. No entanto, anunciar produtos digitais em outros países requer uma boa estratégia para atingir o público certo. Neste post, aprenda como anunciar produtos em todo o mundo com o Google Ads.
Por que anunciar lá fora?
Anunciar produtos em outros países permite acessar novos mercados, aumentar receitas e aproveitar oportunidades em regiões com menor concorrência, não se limitando apenas ao Brasil. Outra grande vantagem são as comissões em dólar ou euro, que podem multiplicar o faturamento em várias vezes.
Em países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo, comissões de 100 dólares são bem comuns, o que representam atualmente por volta de R$500. Portanto, vender lá fora pode representar boa parte de seus ganhos.
Em quais países anunciar?
Olhar para fora e sair um pouco do mercado brasileiro pode ser uma ótima estratégia para aumentar seus ganhos. Aqui estão alguns países ideais para começar:
Estados Unidos: O maior mercado consumidor de produtos digitais, com uma população conectada e disposta a gastar online;
Reino Unido: Um mercado com alta penetração de internet e consumidores acostumados a comprar digitalmente;
Canadá: Similar aos EUA em termos de comportamento de consumo, mas com menos concorrência;
Austrália: Alto poder aquisitivo e grande adoção de tecnologia, tornando-o um mercado promissor;
Alemanha: A maior economia da Europa, com uma forte cultura de compras online;
Esses países oferecem um bom equilíbrio entre tamanho de mercado e maturidade digital, proporcionando ótimas oportunidades para seus produtos. No entanto, não menospreze os demais paises.
Se você está começando agora e não possui muita verba, opte pela segmentação em países como França, Itália, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça, Singapura, Austria, Hungria, Dinamarca, Hong Kong, Países Baixos, Luxemburgo, Japão e Croácia.
Teste também paises da África e América Latina, pois são mercados pouco concorridos em relação aos países desenvolvidos.
Em quais plataformas devo procurar por produtos?
As principais plataformas estrangeiras são:
Buygoods: https://buygoods.com/lp
Clickbank: https://www.clickbank.com/
Digistore: https://www.digistore24.com/
Dr.Cas: https://dr.cash/affiliates
Gurumedia: https://gurumedia.com/
JVzoo: https://www.jvzoo.com/affiliate/
Max Bounty: https://www.maxbounty.com/
Maxweb: https://maxweb.com/
More Niche: https://healthnutrition.com/pages/affiliates
Sell Health: https://www.sellhealth.com/
SmartAdv: https://affiliate-wave.net/
Terraleads: https://terraleads.com/
Warrior Plus: https://warriorplus.com/
Crie uma conta em uma ou mais dessas plataformas para ter uma maior variedade de produtos.
Dica de ouro: Faça a sua garimpagem usando os filtros de categorias e não comece pelas primeiras páginas de resultados. Procure a partir das páginas da metade em diante para encontrar produtos menos concorridos.
Cuidados com as regras dos produtos
Antes de anunciar os produtos, é importante analisar suas regras para evitar cancelamento da afiliação ou até mesmo o banimento das plataformas. Nas regras, verifique as seguintes informações:
No brand bidding: Não pode anunciar para o fundo do funil (nome do produto);
No PPC: Não pode fazer nenhum anúncio para o produto;
No Survey: Não pode anunciar no fundo de funil;
No google ou No Bing: Não pode anunciar nessas plataformas;
Keywords: Palavras-chaves que são proibidas de usar nos anúncios.
Na página de afiliados do produto, aperte Ctrl + F para abrir a busca e digite os termos acima. Se não encontrar restrições, pode anunciar sem problemas.
Obs.: Para esta estratégia, escolha produtos que permitam o fundo de funil.
Como crio uma campanha da forma certa?
Neste post, vamos nos concentrar em produtos digitais. Para criar uma campanha da forma correta, segmentando os países e definindo as copys, siga os passos abaixo:
1. Crie uma campanha com o objetivo Vendas ou Tráfego do site, tipo Pesquisa, defina Visitas ao site e o Nome da campanha:
2. Em Lances, defina a métrica Cliques e o CPC inicial entre R$10 e R$15 para destravar a campanha já no início:
Em Configurações da campanha, desmarque as opções de Rede de pesquisa e Rede de Display:
3. Em Locais, marque a opção Inserir outro local e clique em Pesquisa avançada.
Marque a opção Adicionar vários locais, defina os países e clique em Pesquisar. Após a pesquisa, clique em Segmentar todos e clique em Salvar:
4. Para ser mais assertivo e não desperdiçar verba, em Opções de local, escolha a opção Presença: pessoas que estão nos locais incluídos ou que frequentam a área:
Em Idiomas, selecione todos e clique em Próximo.
5. Em Palavras-chave e anúncios vamos definir as palavras-chaves que vão acionar os anúncios.
Use o Planejador de palavras-chaves do Google para pesquisar sobre o nome do produto. Faça isso alterando o local para cada país segmentado; só mantenha o idioma inglês. Pegue sugestões de novas palavras-chaves e termos que não fazem sentido (palavras-chaves negativas):
Para isso, acesse Ferramentas → Planejamento → Planejador de palavras-chave. Clique em Descobrir novas palavras-chave:
Acima, a palavra-chave ou nome do produto está destacado em verde. Em amarelo estão sinalizados o país e o idioma inglês. A quantidade de buscas no respectivo país está marcado em laranja. Some as buscas de cada país para obter o total de buscas pelo produto.
Dica: Se você já tem uma lista de produtos para testar e deseja saber a quantidade de pesquisas de cada um, de uma só vez, informe todos os nomes e faça a pesquisa: Veja os gráficos de cada palavra-chave para analisar a tendência de pesquisas. As palavras-chaves com as maiores tendências de aumento nas pesquisas serão dos melhores produtos para anunciar no momento: No gráfico acima, a palavra-chave está com um forte aumento das pesquisas. |
Pesquisa a palavra-chave no Google Trends para ter uma clareza maior dessa tendência: https://trends.google.com.br/trends/.
6. Em Palavras-chave e anúncios defina os termos identificados na pesquisa acima. Tome cuidado para não incluir palavras-chaves muito abertas (topo e meio de funil):
No caso acima, foram informadas palavras-chaves usando o nome do produto usando a correspondência em frase e exata.
Importante: Para obter um CPC mais barato, use palavras-chaves de calda longa (nome do produto + complemento). Por exemplo: “glucotrust blood sugar support”, “prostadine prostate complex” e “exipure weight loss”.
Defina a URL final, que é da sua pressel e em Caminho de exibição, crie gatilhos:
Defina os títulos, fixando o primeiro:
Exemplos de títulos:
Título 01: Nome do produto + valor (fixado)
Título 02: Original Price $x Only $x (valor inteiro e com desconto)
Título 03: 3 Amazing Bonuses
Título 04: 100% Money Back Guarantee
Título 05: Secure Payment
Título 06: Save $x + Special x% Off
Título 07: Only $x per Bottle Today
Título 08: x% Off Today + Free Shipping
Título 09: Get x% Off Limited Time Offer
Título 10: 【x% Off Special Coupons】
Título 11: Order Today & Save Up To $x
Título 12: x% Off & x Free Bonuses Today
Título 13: Save $x Today
Título 14: Money Back Guarantee
Título 15: Order Now With x% Off
Título 16: FDA Approved & Non-GMO Certificate
Título 17: Lowest Price Guarantee
Título 18: Massive Discount & Exclusive Bonuses
Título 19: 100% Organic Ingredients
Título 20: Free and Fast Shipping
Informe, pelo menos, duas descrições, sendo uma sobre o produto e a outra repetindo as informações dos títulos:
7. Para o orçamento inicial, defina um valor entre R$100 e R$300 se você for inexperiente. Valores acima disso somente se você já tiver um bom conhecimento:
Após publicar a campanha, defina as palavras-chaves negativas para evitar cliques desqualificados. Crie Frase de destaque, Sitelink, Snippet estruturado e Promoção para complementar os anúncios.
Recomendações do Google Ads
Acompanhe as recomendações que o Google dá sobre a sua campanha e aceite aquelas que façam sentido. Isso é importante para aumentar o índice de qualidade da campanha.
Desative ou dispense:
- Ativar recursos automáticos;
- Fazer upload das listas de segmentação por lista de clientes;
- Remover palavras-chaves redundantes (palavras-chave em exata e em frase gera essa observação).
Resolva:
- Verificação do anunciante;
- Adicionar snippets estruturados;
- Finalize a configuração do acompanhamento de conversões.
Devo segmentar a minha campanha?
No primeiro momento pode fazer sentido retirar o público feminino em uma campanha que venda suplemento para a próstata. No entanto, te convido a refletir sobre o seguinte…Se alguém está pesquisando pelo nome do produto (fundo de funil), isso indica uma intenção de compra, independentemente de fatores como gênero ou idade.
Portanto, não segmente a sua campanha!
Dicas importantes
- Procure deixar a qualidade do anúncio como “bom”, pelo menos;
- Na sua pressel, crie links para os termos de uso e políticas de privacidade;
- Ao usar pressel, opte por duas dobras, pelo menos;
- Acrescente novos países se a campanha ficar travada;
- Teste outros países, não se limite apenas nos EUA e a europeus;
- Impeça que os anúncios sejam exibidos na Rússia, Índia, China e Brasil para evitar os cliques desqualificados;
- Nos anúncios, evite palavras que possam ser mal interpretadas pelo Google. Há casos onde a palavra “only” é relacionada ao termo “onlyfans” (rede social com conteúdos sexuais);
- Impeça que os anúncios sejam segmentados para públicos com interesse em marketing digital. Para isso, acesse a campanha, clique em Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Públicos-alvo. Clique em Mostrar tabela e depois em Editar exclusões. Selecione as opções Serviços de e-mail marketing, Serviços de publicidade e marketing, Serviços de SEO e SEM e Desenvolvimento de websites e webdesign, e clique em Salvar;
- No caso de produtos “No brand bidding” (que não podem ser anunciados pelo nome), em alguns casos é possível contornar essa limitação usando outros nomes que remetam a ele. Exemplos clássicos:
Exipure: também é conhecido como “tropical loophole” e “exotic tropical loophole”.
Prodentim: também é conhecido como “dr drew sutton”.
Ignite: também é conhecido como “ancient amazonian drops”, “amazonian sunrise drops” e “amazonian sunrise ritual”.
Essas informações podem ser encontradas na própria página de vendas do produto (VSL e TSL) ou na página de afiliados. Procure também na embalagem do produto pelo nome do laboratório ou por termos diferentes. Encontrando, pesquise por esses termos no Gerenciador de palavras-chaves do Google Ads para saber se tem buscas.
Experimente fazer a pesquisa no I Search From para descobrir se existem anúncios do produto lá fora (e dar aquela espionada para criar anúncios melhores). Se existirem anúncios com extensão de preço e de promoção, por exemplo, não faça nada menos do que isso; procure sempre fazer mais do que a concorrência!
Para confirmar se o termo remete ao produto, pesquise no Google por imagens usando o termo. Se a pesquisa voltar imagens do produto, significa que o termo remete a ele. Use nas suas campanhas para fugir da concorrência!
Alguns produtores informam a proibição de uso do nome do produto como palavra-chave no Google, no entanto vários deles sequer fiscalizam isso. Portanto, vale arriscar o uso do nome do produto mesmo com a proibição. O máximo que poderá acontecer é o cancelamento da afiliação. - Para facilitar a busca por produtos em plataformas internacionais, acesse https://www.offervault.com/;
- Para saber quais produtos uma determinada URL já testou ou está testando, digite sitemap.xml. Por exemplo: superoferta.com/sitemap.xml. Essa técnica é útil para ver os modelos de pressel usados pelo afiliado e, assim, ter ideias para fazer as suas.
Você pode também digitar site:https://meudominio.com para descobrir páginas de produtos divulgados a partir dessa URL; - Utilize o ChatGPT em vez da tradução pelo Google para traduzir textos dos anúncios. Peça para o ChatGPT traduzir levando em conta os jargões e o contexto cultural do país para que as traduções saiam mais próximo do que as pessoas estão acostumadas ver na TV e no dia a dia delas;
- Mantenha contato com o gerente de afiliados dos produtos para você obter mais informações sobre eles. Em muitos casos, você poderá ser informado sobre lançamentos antes mesmos de muitos concorrentes;
- Use palavras-chaves negativas para evitar os cliques desqualificados. Veja a lista de palavras-chaves negativas para você usar nas campanhas;
- Cuidado com a palavra “supplement”, pois costuma reprovar campanhas;
- Após subir a campanha, algumas restrições podem aparecer. Normalmente não afeta de forma significativamente o desempenho. Se você quiser, pode contestar;
- Se você for anunciar um produto com muitos anúncios concorrentes, não tenha receio. Concorrência, geralmente, significa que o produto vende bem ;).
Ao escolher os produtos certos nessa estratégia, você pode ter certeza de que verá milhares de dólares entrando na sua conta!
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