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Como analisar e otimizar campanhas no Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta poderosa para qualquer estratégia de marketing digital, permitindo que empresas e afiliados exibam anúncios para públicos altamente segmentados. No entanto, lançar campanhas é apenas o começo. A análise cuidadosa do desempenho é fundamental para entender o que está funcionando. Neste post, entenda como analisar e otimizar campanhas no Google Ads.

Entendendo as métricas do Google Ads

Cada campanha fornece uma riqueza de dados, e entender essas métricas é o primeiro passo. As mais importantes incluem:

  • CPC (Custo por clique): O quanto você paga em média por clique em seu anúncio;
  • CTR (Taxa de cliques): Uma medida de quão frequentemente as pessoas que veem seu anúncio acabam clicando nele. Procure deixar esse valor acima de 5%.
  • Impressões: O número de vezes que seu anúncio foi exibido.
  • % de impressão na 1ª posição: O número de vezes que seu anúncio é exibido na primeria posição.

    Um valor ideal para produtos de alta busca é em torno de 20 e 30%. Acima disso, o seu anúncio poderá receber muitos cliques de curiosos e/ou de afiliados. Para produtos de baixa busca, um valor acima de 70% é recomendado. Aparecer na primeira posição também elevará o valor do CPC. Para diminuir essa exposição, diminua o CPC.

  • % de impressão na parte superior: Quanto maior essa porcentagem, melhor. Um valor mínimo saudável é de 70%. Se esse valor estiver abaixo disso, aumente o orçamento e/ou melhore a qualidade dos anúncios.
  • Parcela de impressão da rede de pesquisa: Quanto maior essa porcentagem, melhor. Procure valores acima de 80%.

Analise as métricas acima todo o período, a última semana, o dia de ontem e o dia de hoje, respectivamente.

Dica: Anote os valores das porcentagens da parte superior e da primeira posição quando houver conversões. Procure manter esses valores.

Com relação as palavras-chave, a classificação do índice de qualidade de cada uma precisa ser igual ou maior que 7/10. Dessa forma você pagará um CPC mais baixo e aparecerá mais nas pesquisas.

Configurações da campanha no Google Ads

As configurações de sua campanha podem impactar significativamente seu desempenho. Isso inclui a escolha de palavras-chave, a definição de orçamentos, a segmentação geográfica e a programação dos anúncios. Compreender como essas configurações interagem pode ajudar a otimizar suas campanhas.

Afinal, como analiso minhas campanhas para obter ROI?

Para conseguir ter lucro com suas campanhas é importante observar os dados que elas trazem pra você. Segue alguns pontos importantes para você potencializar as chances de ROI:

Termos de pesquisa

Os termos de pesquisa são as palavras-chaves que as pessoas pesquisam no Google para chegar até seu produto. Verifique se essas palavras-chaves que ativaram os seus anúncios fazem sentido em relação ao seu produto. Se não fizerem, significa que você errou ao definir as palavras-chaves na sua campanha.

É recomendável que a taxa de termos de pesquisa ruins não ultrapasse os 20% para fundo de funil.

A primeira coisa a se fazer nesse caso é rever as palavras-chaves dos seus anúncios para atrair o público correto. Se as palavras-chaves estiverem ok, utilize os termos de pesquisa ruins como palavras-chaves negativas.

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Relação CPC x comissão

Após alguns cliques nos seus anúncios (pelo menos 5), multiplique o valor do CPC pela quantidade de cliques necessários para uma venda.

Fundo de funil:

Multiplique por 30 (médias de cliques necessários para uma venda no fundo de funil). Se esse valor for superior a sua comissão, o melhor a se fazer é pausar a campanha.

Exemplo:

Comissão: R$100
CPC: R$5,50
Relação: R$5,50 * 30 = R$165

No caso acima, o valor gasto é superior a comissão. A tendência dessa campanha é gerar prejuízo.

Se a relação for positiva, continue com a campanha observando os termos de pesquisa.

Meio de funil:

Multiplique por 60 (médias de cliques necessários para uma venda no meio de funil). Se esse valor for superior a sua comissão, o melhor a se fazer é pausar a campanha.

Exemplo:

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Comissão: R$100
CPC: R$3,00
Relação: R$1,50 * 60 = R$90

No caso acima, o valor gasto é inferior a comissão. A tendência dessa campanha é gerar lucro. Continue com a campanha observando os termos de pesquisa.

CTR abaixo de 5%

A Taxa de Cliques (CTR) é calculada dividindo o total de cliques que seu anúncio recebe pelo número de vezes em que ele é exibido (impressões).

Se, após receber 100 impressões e o CTR estiver abaixo de 5%, verifique:

  1. Erro na palavra-chave (muito genérica ou que não faz sentido ao produto);

  2. Verifique os termos de pesquisa. Os termos bons, incluir como palavras-chaves positivas e os ruins, incluir como palavras-chaves negativas;

  3. Anúncio fraco, sem promessas e gatilhos mentais;

  4. URL genérica (estrutura própria);

  5. Posição no leilão (85% dos cliques são na primeira posição do leilão). Para confirmar, verifique a porcentagem em que o anúncio fica na primeira posição. Abaixo de 65% é ruim.

Se as análises estiverem ok?

Se os termos de pesquisa estiverem Ok, bem como a relação CPC x comissão, aguarde os 100 cliques, chegar a R$100 de custo ou 30 dias de campanha ativa. Se não vender durante esse período, pause a campanha e teste outro produto.

Vendi. E agora?

O custo da venda foi inferior a comissão? Perfeito! Não precisa analisar mais nada!

Não vendi. E agora?

Verifique a porcentagem em que seus anúncios ficam na primeira posição do leilão. Esse valor precisa ser, pelo menos, 80%.

Verifique as posições da concorrência para ter uma ideia melhor do seu desempenho. Para isso, acesse a sua campanha e clique em Insights → Informações do leilão:

informacoes leilao google ads

Se estiver abaixo de 80%, aumente o orçamento, CPC e a qualidade do seus anúncios para conseguir melhores colocações.

O objetivo principal é a venda que dê lucro. Se isso estiver acontecendo, procure não mexer na campanha para não atrapalhar a inteligência e prejudicar o seu desempenho. Em time que está ganhando não se mexe!

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Como otimizo minhas campanhas no Google Ads?

Otimizações de campanhas através de ajustes de idade, sexo, renda familiar e locais depende do funil que você esteja trabalhando. Para o meio e topo de funil, é interessante ajustar essas métricas. Já para o fundo de funil, não faz tanto sentido. Vou explicar…

Fundo de funil

Se alguém está pesquisando usando o nome de um produto específico como palavra-chave, isso demonstra uma clara intenção de compra, certo? Nesse caso, idade, sexo, renda familiar ou qualquer outra variável se tornam irrelevantes.

Pense comigo… Imagine um homem interessado em comprar um encapsulado para a próstata, mas que não sabe como fazer isso e pede à filha, de 25 anos, para realizar a compra. Nesse cenário, o público comprador será feminino, na faixa etária de 25 a 34 anos. Se você segmentou seu público-alvo apenas para o perfil mais óbvio, como homens de 55 a 64 anos, acabou perdendo essa venda.

Da mesma forma, não faz sentido excluir públicos desconhecidos ou restringir pela renda familiar. Públicos desconhecidos são aqueles que o Google não conseguiu identificar, e a renda familiar é apenas uma estimativa que pode estar longe da realidade.

Portanto, evite segmentar a campanha quando o público for fundo de funil.

Meio e topo de funil

Para públicos do meio e topo de funil, faz sentido segmentar a sua campanha.

As segmentações podem ser por idade, sexo, renda familiar, dispositivo, dias da semana e horários.

Para ter acesso a esses ajustes, abra a campanha e clique em Públicos-alvo. Clique em Editar informações demográficas para ter acesso aos ajustes:

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publicos alvo google ads
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Verifique as faixas de idades que atraem pouco ou nenhum clique e as exclua, mantendo somente as que atraem mais cliques com um CPC baixo.

Da mesma forma, exclua ou diminua os lances para dias e horários onde o CPC está muito alto em comparação com os demais dias e horários. Aumente o lance para dias e horários onde há mais conversões com um CPC competitivo.

Para ajustar quais dispositivos podem exibir seus anúncios, acesse Insights e relatórios → Quando e onde os anúncios foram veiculados. Marque o dispositivo, clique em Editar e em Alterar ajustes de lance.

Selecione a opção Diminuir e defina o valor 100%. Desta forma o dispositivo ficará impossibilitado de exibir os seus anúncios. Esse ajuste pode ser feito durante a criação da campanha:

ajuste de dispositivos no google ads

Você também pode aumentar o lance para um dispositivo específico se verificar que boa parte das vendas está vindo a partir dele.

A exclusão do dispositivo Tablet é recomendado porque grande parte dos usuários são crianças.

Definir os locais (cidades e UF) nos quais os anúncios serão veiculados também é uma forma de otimizar suas campanhas. Imagine que você tem uma pizzaria e que as entregas são feitas apenas dentro da sua cidade? Não faz sentido divulgar para outras cidades e UF, certo?

Se o seu produto é um curso online, faz todo o sentido manter a veiculação para todo o Brasil:

ajuste de locais no google ads

Saber os dias da semana e horários onde a taxa de cliques é maior ou menor, bem como o CPC médio e custo também são informações importantes para você ajustar suas campanhas. Com esses dados em mãos, você consegue redirecionar a sua verba, reduzir gastos e aumentar a lucratividade.

Também é muito importante alterar o lance das palavras-chaves para redirecionar a sua verba para os termos que convertem. Para isso, acesse a sua campanha, clique em Palavras-chave → Palavras-chave de pesquisa. Selecione a palavra-chave, clique em Editar e selecione a opção Alterar lances de CPC máx. Marque a opção Aumentar os lances, defina a porcentagem de aumento e clique em Aplicar:

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ajuste de lance em palavras chaves no google ads

Da mesma forma, você pode diminuir o lance para as palavras-chaves que menos convertem.

Lembrando que para ter todas essas informações é preciso que sua campanha esteja rodando e com 10 cliques, pelo menos.

Produtos gringos

1. Termos de pesquisa

Se surgirem termos duvidosos, pesquise os mesmos para ver se remetem ao produto. Se não remeter, defina como palavra-chave negativa.

Obs.: Se a quantidade de termos de pesquisas ruins for alta (acima de 30%), verifique se a(s) palavra(s)-chave estão condizentes com o produto.

2. Gastos sem conversão

Analise os gastos em cada palavra-chave e segmentações. Reduza o lance ou pause a(s) palavra(s)-chave e segmentações que estão gerando custo com pouca ou nenhuma conversão em relação a(s) palavra(s)-chave e segmentações que estão gerando conversão.

Aumente o lance das palavra(s)-chave e segmentações se a maior parte das conversões originarem delas. Da mesma forma, faça com os anúncios.

Obs.: Inicie essa análise a partir de R$300 gastos, pois somente assim você terá dados suficientes.

Dica: Para obter o valor médio da comissão de um produto físico, some os valores dos kits e divide pela quantidade dos mesmos. Por exemplo, um produto com 3 kits ($29, $59 e $99), a comissão média é de $62

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Dica importante

Analise as combinações de anúncios que o Google Ads está mostrando e que as pessoas estão vendo.

Para isso, acesse a sua campanha e, em Anúncios, clique em Mais detalhes dos recursos. Clique na aba Combinações para ver a forma como o Google Ads está entregando os seus anúncios. Se você identificar alguma combinação que não faça sentido, basta alterar na sua campanha:

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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