Para profissionais afiliados, a suspensão de contas no Google Ads pode ser uma dor de cabeça, já que essa plataforma é um dos principais canais para promover produtos ou serviços como afiliado. Neste post, vamos ensinar como lidar com suspensão de conta do Google Ads, explorar os desafios que os afiliados enfrentam em relação a esse problema e discutir estratégias para lidar com isso.
Por que minha conta foi suspensa no Google Ads?
Por mais desesperador que seja a perda de uma conta onde suas campanhas estavam vendendo, é muito importante manter a calma e analisar os possíveis motivos disso. Entenda o que causou a suspensão para resolver o problema e impedir que isso se repita.
Infelizmente nem sempre o Google é claro ao informar o motivo e muitas vezes surgem dúvidas sobre a honestidade de suas análises. Vale lembrar as verificações iniciais são realizadas por inteligência artificial e nem sempre ela é assertiva.
Os principais motivos que levam a suspensão de contas no Google Ads são:
Fraude em sistemas
Tentativas de burlar a inteligência artificial do Google (robô) através de métodos como:
- Redirecionamento para páginas que desobedecem as políticas do Google Ads;
- Uso de DNS dinâmico para trocar a página ou o conteúdo do anúncio;
- Restrição de acesso a páginas visando dificultar as análises dos anúncios;
- Manipulação de conteúdo que visa enganar as análises do Google;
- Aplicação de rastreadores de cliques para redirecionar os usuários para sites com conteúdos maliciosos;
- Criar novas campanhas com variações de anúncios que já foram reprovados visando enganar os mecanismos de detecção;
- Criar novas contas e domínios para promover produtos já reprovados em outras contas;
- Criar novas contas para voltar a usar o Google Ads após a suspensão de uma conta;
- Anunciar produtos proibidos como bebida alcoólica, jogos de azar, promessas fortes etc;
- Troca de meio de pagamento para cartão de outras pessoas;
- Excesso de anúncios reprovados.
Software malicioso
Utilizar páginas que contém códigos que podem causar danos ou conseguir acesso não autorizado a um computador, dispositivo ou rede. Exemplos:
- Vírus de computador, ransomware, worms, cavalos de troia, rootkits, keyloggers, discadores, spyware, software de segurança invasor e outros programas ou apps nocivos;
- Redirecionamentos forçados, por exemplo, encaminhar os usuários para um site desconhecido infectado com software malicioso sem que eles cliquem no anúncio;
- Anúncio HTML5 que rouba as credenciais do usuário da página de um editor.
O uso de IFrame para marcar cookie de afiliado também é uma prática que o Google poderá detectar e classificar como software malicioso.
Software indesejado
Páginas que não oferecem uma experiência positiva aos usuários, podem ser classificadas como software malicioso. Exemplos:
- Exibem valores que não condizem com a realidade. Por exemplo, quando no anúncio é informado um preço mas na página de checkout é outro;
- Tentam enganar os usuários para que eles instalem ou aproveitem a instalação de outro programa;
- Não informam ao usuário todas as características e funcionalidades dos produtos e serviços anunciados;
- Coletam ou transmitem informações particulares sem o conhecimento do usuário;
- Ausência de uma descrição clara do produto no seu anúncio ou página de destino.
Site comprometido
Um site comprometido é quando um domínio ou destino teve o código manipulado para tirar proveito de forma ilegal. O Google entende que isso é feito geralmente para prejudicar os usuários. Nestes cenários, os anúncios seriam reprovados por comprometimento do site:
Sites que inserem scripts ou códigos para transmitir dado do usuário sem consentimento, por exemplo, usar chupa-cabras de cartão de crédito, instalar malware em dispositivos do usuário, abrir anúncios pop-up, redirecionar os usuários a outros sites e fazer uso dos dados dos usuários sem o consentimento deles. Gerenciar um site usando um sistema de gerenciamento de conteúdo com vulnerabilidades de segurança conhecidas que já foram exploradas.
O uso de pop-up e autoplay de vídeos nas páginas de vendas geralmente são identificados como site comprometido pelo Google.
Dica importante: Se o site estiver na sua estrutura, vincule o domínio ao Google Search e Google Analytics, mesmo que você não venha utilizar esses serviços. Não é garantia de blindagem do seu domínio, mas vai deixá-lo com mais relevância perante o Google.
Pagamento suspeito
Caso sejam identificados comportamentos estranhos e suspeitos nas suas formas de pagamento cadastrados, o Google poderá suspender a sua conta para evitar cobranças indevidas. Exemplos:
- Quando você não consegue verificar o seu cartão quando a forma de pagamento é por cartão de crédito;
- Quando você tenta cadastrar um cartão de crédito que já está cadastrado em outra conta ativa e/ou suspensa no Google Ads;
- Quando você tenta usar cartões pré-pagos, ou de pagamentos únicos, ou cartões virtuais, ou gerador de cartões de créditos que não sejam o cartão físico;
- Quando você tenta usar o cartão de outra pessoa, o que pode fazer o Google pensar que o cartão é roubado, ou que não tem relação com a sua conta, ou o cartão da pessoa também já foi utilizado em outra conta ativa e/ou suspensa;
- Quando sua operadora cancela uma cobrança em um cartão que foi usado no Google Ads;
- Quando o pagamento é feito em uma conta com dados que já foram usados em outras contas e que tiveram problemas com pagamentos.
Vantagem injusta
Usar a rede do Google para conseguir vantagem injusta no tráfego em relação a outros participantes do leilão.
Exemplos (lista não exaustiva): afiliados que anunciam no Google Ads contra as regras aplicáveis do programa de afiliados; que promovem conteúdo igual ou similar de várias contas em consultas iguais ou semelhantes; que tentam exibir mais de um anúncio por vez para promover o próprio negócio, app ou site.
As palavras-chave devem corresponder à intenção provável do público-alvo nas pesquisas. Cada site ou app que você promove precisa agregar um valor exclusivo aos usuários. Por exemplo, evite ofertar produtos e preços semelhantes em destinos relacionados.
Clique aqui para mais detalhes sobre as políticas do Google Ads.
O que devo fazer para reverter a suspensão no Google Ads?
A primeira coisa a se fazer é procurar identificar qual ação ou campanhas/anúncio(s) que desencadearam a suspensão. Para saber quais foram as violações de políticas da sua conta, acesse Ferramentas e Configurações → Gerenciador de políticas:
É nesse local que serão mostradas todas as violações de políticas atuais da sua conta.
Antes de enviar uma contestação, corrija todas as violações de política da sua conta. Após isso, clique em Entre em contato para enviar:
Siga as instruções para registrar a contestação. Informe ao Google tudo que for perguntado da forma mais honesta e sincera possível. Não tente mentir ou enganar nessa parte, pois isso dimunuirá ou até anulará suas chances de sucesso.
Segue um roteiro para você responder as perguntas de forma mais assertiva:
- Explique detalhadamente as ações que você já tomou para corrigir os problemas;
- Posicione-se como afiliado profissional;
- Não crie provas contra você mesmo. Mesmo que você tenha cometido alguma violação de política, não admita isso;
- Pegue um produto que não deu problema e suas palavras-chaves, URL final e informe ao suporte. Como a análise será humana, provavelmente a pessoa não vai ficar analisando todas suas campanhas para encontrar o produto que está com problemas;
- Tire prints da sua conta com os gastos e página de vendas de algum produto que você divulgou dentro das políticas do Google Ads;
- Demonstre que você conhece as políticas. Diga que seguiu todas as políticas e que houve algum erro por parte do algoritmo. Mostre o link com as políticas de privacidade.
Também responda o e-mail do Google que informa a suspensão. Nessa resposta solicite a revisão manual enviando os prints da tela de Gerenciador de políticas (nessa tela não pode constar nenhuma violação) e das informações de faturamento (Ferramentas e Configurações → Faturamento → Resumo).
Infelizmente nenhuma das práticas acima é garantia de que você irá recuperar a sua conta, mas aumentarão muito as suas chances.
Saber exatamente o que você fez de errado e que causou a suspensão da conta é essencial para recuperá-la. Procure saber o motivo exato, corrija o problema e informe isso no formulário de contestação. Já recuperei várias contas agindo assim.
Se você não sabe o real motivo da suspensão, minha recomendação é não fazer a contestação e cancelar a conta para pedir o reembolso. Contestações reprovadas podem gerar banimento da plataforma.
Modelo de contestação
Para aumentar as chances de reativação da conta, é importante enviar uma contestação profissional. Segue exemplos de respostas para as perguntas feitas no formulário:
Quem paga pelas contas do Google Ads?
“Eu sou responsável pelo pagamento das faturas desta conta. Realizo esse procedimento utilizando o meu cartão de crédito, como pode ser verificado nas imagens anexadas ao processo.”
Descreva sua empresa brevemente
“No momento, minha atividade exclusiva é como afiliado profissional, promovendo produtos de outras empresas para ganhar comissões a partir das vendas realizadas.”
Informações sobre a relação entre cliente e agência
“A conexão é estabelecida através de plataformas de pagamento intermediárias, como a Hotmart e Monetizze. Dessa maneira, não existe nenhum elo direto entre mim e os proprietários dos domínios nos quais faço a divulgação dos meus anúncios.”
Propriedade do domínio
“A responsabilidade pelas propriedades dos domínios nos quais publico meus anúncios recai exclusivamente sobre o produtor do curso. Como afiliado, não possuo autoridade ou responsabilidade sobre esses domínios. É importante destacar que esses domínios são previamente verificados pelas plataformas intermediárias de pagamento onde os cursos são hospedados. Assim, minha função como afiliado se limita à divulgação dos sites do produtor.”
Resumo do problema
“Pode ter ocorrido um problema nos domínios do produtor do qual sou afiliado, infelizmente, fora do meu controle, uma vez que não possuo gerência sobre esses domínios. Já entrei em contato com o produtor para informar sobre o possível problema que pode ter resultado nesse inconveniente. É importante salientar que, desde 2020, mantenho uma conduta séria em minha colaboração com a empresa Google, sempre em conformidade com as políticas e regulamentos estabelecidos. Portanto, solicito a restauração do meu direito de veicular anúncios.”
Lista de documentos para anexar a contestação:
- Print da fatura do Google (para dizer que você sempre pagou o Google em dia);
- Print da fatura do cartão (print da parte onde é exibida a cobrança do Google na fatura);
- Print do usuário pagador (para comparar os dados do usuário com o pagador);
- Print do faturamento (o que o Google cobrou de você);
- Print do RG.
Orientações muito importantes:
Enquanto você contesta o bloqueio, crie uma nova conta utilizando outro e-mail e dados de pagamentos para não configurar para o Google a fraude no sistema. Faça a criação em uma janela anônima.
Após criar essa nova conta, não utilize o mesmo domínio utilizado na conta bloqueada (no caso de estar usando estrutura própria). Nos primeiros 30 dias, use a estrutura do produtor.
Também é possível deixar o boleto como forma de pagamento principal e outro cartão de crédito como forma de pagamento adicional. Essa prática passa mais credibilidade e com o boleto não há cruzamento de dados de faturamento.
ATENÇÃO: Não tente criar uma nova conta com os mesmos dados da conta suspensa enquanto aguarda a resposta da contestação. Isso poderá acabar com as suas chances de recuperação da conta suspensa e ainda vai ocasionar a suspensão da nova conta.
Não consegui recuperar a minha conta, e agora?
Mesmo que você não consiga recuperar a sua conta, não tome isso como motivo para desistir. Suspensão de conta faz parte da jornada e deve ser encarada apenas como mais um dos obstáculos no seu caminho. Solicite o reembolso (caso a conta tenha saldo) e parta para outra subconta.
O que separa um afiliado de sucesso dos demais é a insistência. Só não chega lá quem desiste!
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