Na rede de display do Google, entender o conceito de funil de consciência é fundamental para direcionar o orçamento para o público certo e potencializar as vendas. Neste post, entenda o funil de consciência na rede de display para criar campanhas otimizadas e focadas na venda.

O que é o funil de consciência?

O funil de consciência é um modelo que descreve as etapas pelas quais uma pessoa passa antes de realizar uma compra. Ele é dividido em três principais estágios:

  1. Consciência (Topo do funil);
  2. Consideração (Meio do funil);
  3. Decisão (Fundo do funil).

Cada estágio representa um nível diferente de envolvimento e interesse das pessoas, e entender essas etapas é vital para criar campanhas de sucesso na Rede de Display.

Rede de Display no topo de funil

Nesta fase, as pessoas não estão cientes de um problema ou necessidade que possuem. O objetivo aqui é aumentar a visibilidade e gerar interesse.

No topo de funil quem esquenta o público é o vídeo, que precisa ser persuasivo e elevar a consciência das pessoas sobre seu problema ou necessidade. Nessa fase do funil é preciso bastante investimento na divulgação e concientização. Portanto, não é aconselhável para quem possui pouca experiência e verba.

  1. CPC baixo: No topo de funil são necessários de 200 a 1000 cliques para cada venda. Para se obter um ROI positivo, é aconselhável pagar um CPC de, no máximo, R$0,10;

  2. Página de vendas de alta conversão: A página de vendas precisa convencer as pessoas a comprar o produto, pois o público ainda é muito frio.

Deixe um orçamento baixo para teste, pois o gasto nesse funil é muito grande.

Rede de Display no meio de funil

No meio do funil há muito mais chances de escala, pois o público já está ciente do problema. No entanto, para iniciar campanhas de display no meio de funil é muito importante obedecer algumas regras para você não perder dinheiro:

  1. Ticket baixo: Produtos caros geram muitos cliques de curiosos e poucas vendas. Dê preferência para produtos com ticket de, no máximo, R$300 (mínimo de R$80 de comissão);

  2. Página de vendas de alta conversão: A página de vendas precisa convencer as pessoas a comprar o produto;

  3. CPC baixo: No meio de funil são necessários de 50 a 300 cliques para cada venda. Para se obter um bom ROI, é aconselhável pagar um CPC de, no máximo, R$0,15;

  4. Vídeos para divulgar: A divulgação pode ser em canais e vídeos que falam sobre o assunto do produto. Com um ticket baixo e página de vendas de alta conversão, as chances de vendas são grandes.

No meio do funil, a quantidade de visualizações dos vídeos não é tão importante. O essencial é verificar se o vídeo está ranqueado no topo de funil. Por exemplo, “extensão de cílios” é uma busca de topo de funil, enquanto “curso de extensão de cílios” é meio de funil. Se os vídeos estão ranqueando em ambos os funis, dê preferência àqueles que estão ranqueando melhor no meio do funil. Analise os canais e remova os vídeos de topo de funil. Continue esse processo até que o pixel se torne inteligente o suficiente para liberar todos os vídeos do canal.

Se o produto for melhor, mais barato e ter uma página de vendas de alta conversão, há uma grande chance de fazer muitas vendas, talvez até mais do que o produto divulgado no próprio canal.

Se a campanha já estiver vendendo bem, o meio de funil é uma ótima estratégia para escalar. Use o mesmo pixel e utilize a estratégia de lances inteligentes para aumentar as vendas.

Rede de Display no fundo de funil

É no fundo de funil que as chances de vendas são maiores, pois o público já está procurando pelo produto. No entanto, é importante obedecer algumas regras para se obter um bom ROI:

  1. CPC médio: No fundo de funil são necessários poucos cliques para cada venda (entre 10 e 50). Para se obter um ROI acima de 100%, é aconselhável pagar um CPC de, no máximo, R$1;

  2. Vídeos para divulgar: A divulgação precisa ser no canal que fala sobre o produto ou em canais de vídeo reviews sobre o produto.

No fundo de funil, o valor do ticket não importa, pois as pessoas já estão atrás do produto. Da mesma forma, a página de vendas não precisa ser de alta conversão. As páginas padrão das plataformas ou até mesmo a de checkout podem ser utilizadas nesse funil sem que as vendas sejam afetadas.

Dicas importantes

Analise os vídeos com quantidade de visualizações muito acima da média do canal. Provavelmente ranquearam para o topo de funil. Para verificar isso, acesse o vídeo e analise as palavras-chaves que ranquearam o produto através do plugin Vidq. Se o vídeo ranqueou muito para palavra-chaves topo de funil, remova da campanha.
Analise os vídeos mais recentes do canal assistindo os minutos finais para saber se o produtor faz alguma chamada para a ação. Vídeos assim são os que mais vendem.
Analise os vídeos que vendem para entender um padrão e incluir mais vídeos do mesmo tipo. Exclua da campanha vídeos com muitos cliques sem vendas; mantenha os vídeos com menos cliques. Tente entender o padrão dos vídeos que venderam mais para ser mais assertivo na escolha de outros.
Canais que têm vídeos sobre diversos assuntos, não somente sobre o tema do curso, não é fundo de funil (canal fundo de funil é aquele que fala exclusivamente sobre o assunto do curso e divulga ele em todos os vídeos).
Se preferir, crie uma nova campanha para divulgar apenas para vídeo reviews, por exemplo. Essa estratégia demanda um CPC maior (vídeos reviews são mais concorridos).
Nas imagens do meio do funil, destaque o assunto do curso e seu valor. Já para o fundo do funil, destaque o nome do curso, o nome do produtor e o valor.
Experimente anunciar para canais que falam sobre o assunto ou produto que você está vendendo. Ao contrário dos canais de vídeos reviews, os canais dedicados possuem vídeos sobre o mesmo assunto ou produto, e é possível divulgar no canal todo. Antes, entre nos canais e analise os vídeos para ter a certeza de que falam sobre o assunto ou produto.
Uma campanha pode demorar pra rodar (em média de 1 a 3 dias). Se não der impressão mesmo após 3 dias, aumente o CPC para R$10 e aguarde. Quando começar a imprimir, diminua o CPC gradualmente até o limite de R$1 (fundo de funil), R$0,15 (meio de funil) e R$0,10 (topo de funil).
Em campanhas de topo e meio de funil, ao iniciar, tente reduzir gradualmente o CPC até alcançar o valor mais baixo possível. O ideal seria um CPC por volta de R$0,05.
Experimente minerar produtos no Instagram para achar produtos menos concorridos.
Escolha o link de afiliado que leve para o valor mais baixo (caso haja). Depois que começar a vender e o pixel ficar inteligente, crie outra campanha usando o link com o valor maior e use o mesmo pixel (já inteligente).

Como analiso o funil de vídeos através do Vidq?

Para analisar os vídeos através do plug-in Vidq, acesse o vídeo no YouTube e visualize VIDEO TAGS:

vidq tags vídeos

No caso acima, foi pesquisado um vídeo sobre extensão de cílios. A tag marcada em vermelho é topo de funil, enquanto as marcadas com as cores laranja e verde são meio de funil. O vídeo ranqueou mais para o topo de funil.

Os números identificados em azul representam o ranqueamento do termo. No caso acima, o termo “cílios fio a fio clássico” se posicionou em primeiro lugar.

APRENDA MEUS SEGREDOS PARA FATURAR MAIS DE R$10 MIL POR MÊS NA REDE DE DISPLAY DO GOOGLE ADS COMO AFILIADO

Confira como meus alunos estão faturando mais de 10 Mil Reais apenas com essa estratégia. Só falta você!

Ficou curioso para saber mais detalhes? Clique na imagem abaixo:

Clique aqui e saiba mais

Gostou do post sobre o funil de consciência na Rede de Display? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Acesse o nosso canal no YouTube para mais novidades.

Tags: |

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *