Ganhar em dólar é o sonho de qualquer um que vive no Brasil e paga contas em Real… Receber comissões mínimas de 100 dólares são bem comuns em plataformas estrangeiras e atraem muitos afiliados do mundo todo. Neste post aprenda como criar campanha no Google Ads com produtos da Clickbank ou de outras plataformas para faturar em dólar.
Crie uma conta na Clickbank
Para criar uma conta na Clickbank para se afiliar aos produtos da plataforma, acesse https://www.clickbank.com/.
Escolha um produto
Após se afiliar, escolha um produto acessando Affiliate Marketplace. Existem produtos classificados como Top Offers (maiores ofertas) e New Offers (ofertas novas):
Na categoria Top Offers estão os produtos que mais vendem, enquanto que em New Offers estão os produtos mais recentes. Escolha um produto de sua preferencia e clique no botão Affiliate Page para saber mais detalhes sobre o produto:
Para se afiliar ao produto, clique no botão Promote para gerar o seu link de afiliado (hoplink). Selecione o seu nome de usuário (Affiliate Nickname) e clique no botão Continue:
Utilize o seu hoplink nos botões da sua pressel para levar para a página de vendas do produto e o link da sua pressel como URL final no Google Ads.
O ClickBank Gravity Score é uma métrica de desempenho usada para medir o impulso de vendas do produto na ClickBank. Durante um período contínuo de 12 semanas, o ClickBank Gravity Score calcula quantos afiliados estão ganhando comissões em uma oferta específica, com maior ênfase nas vendas de produtos mais recentes.
Quanto maior esse valor, mais fácil é a venda do produto e mais alta é a concorrência.
Opte por produtos com comissão acima de 20 dólares e que possuam buscas no Google. Para saber se possui buscas, acesse o Planejador de palavras-chaves do Google Ads:
No exemplo acima, a palavra-chave utilizada é “primal flow”, referente a um produto de origem francesa que será promovido especificamente na França. Certifique-se de definir o país e o idioma corretos ao configurar a campanha.
Pesquise também a URL da página de vendas do produto para descobrir termos de busca interessantes para usar.
Se você quer anunciar o produto em vários países, verifique em quais locais o produto possui buscas. Para isso deixe como Todos os locais. Clique em Gráficos e selecione a opção Dividir por locais:
Com base nos dados acima, crie uma campanha para um ou mais países conforme a quantidade de buscas.
Veja também se há anúncios no país onde o produto será divulgado através do I Search From:
Experimente usar as ferramentas Vidiq e Ubersuggest para encontrar novas palavras-chaves menos concorridas.
Criando a campanha
Criar uma campanha no Google Ads para promover produtos da ClickBank segue um processo semelhante ao da criação de campanhas para produtos no Brasil.
Para entender melhor isso, leia o meu post Como anunciar produtos em todo o mundo com o Google Ads.
Inicialmente, exclua os países Brasil, índia, China, Rússia, Vietnã, Venezuela, Colômbia e Argentina para evitar cliques desqualificados ou de outros afiliados. Para isso, em Locais clique em Pesquisa avançada. Cole os nomes dos países, marque a opção Adicionar vários locais e clique no botão Pesquisar. Após isso, clique em Excluir tudo:
Em Idiomas, escolha a língua do país no qual você vai anunciar o produto e acrescente outros idiomas que são falados naquele país. Por exemplo, nos EUA existem muitas pessoas que falam espanhol. Se quiser dar mais velocidade na campanha, selecione todos os idiomas:
Em Opções de local, marque a opção Presença: pessoas que estão na sua região de segmentação ou que frequentam a área:
Em palavras-chaves, se a quantidade de buscas for muito baixa, use variações em frase”” e exata [] para destravar. Exemplos:
“puravive supplement”
[puravive supplement]
“supplement puravive”
[supplement puravive]
“puravive exotic secret”
[puravive exotic secret]
“exotic secret supplement”
[exotic secret supplement]
“tropical secret supplement“
[tropical secret supplement]
Variações com intenção de compra:
“puravive official website”
[puravive official website]
“puravive com”
[puravive com]
“puravive website”
[puravive website]
“where to buy puravive”
[where to buy puravive]
“how can i buy puravive”
[how can i buy puravive]
Importante: Se você tem pouca verba, evite usar a correspondência de frase, pois isso pode atrair termos indesejados e aumentar os custos. Utilize essa estratégia somente após validar o produto e identificar os termos ruins para negativação.
Não esqueça de separar os termos diferentes em grupos de anúncios distintos para aumentar a relevância.
Em URL final, informe o endereço da página de vendas (sua pressel ou página clonada):
Em Caminho de exibição, informe o nome do produto, caso não exista na URL final, para aumentar o índice de qualidade. Se existir, preencha com gatilhos mentais (se o produto for físico e com frete grátis, use “free_shipping”) :
Em Títulos, fixe os 5 primeiros que contenham o nome do produto + alguma característica fundamental dele (inclua o preço do produto – do kit se for físico – em qualquer um dos títulos fixados para evitar o clique de curiosos). Por exemplo:
Informe também o valor do produto nos títulos para espantar cliques de curiosos. Procure usar o máximo de caracteres possíveis (30).
O restante dos títulos deixe livres para o Google Ads alternar. Veja algumas sugestões:
Special Ofert Today – Act Now
Buy From Official Site
Get 50% Off + Free Shipping
Save $200 & Get Free Shipping
Save Up To $500 Today
Lose Weight With Health
60-Day Money Back Guarantee
180-Day Ironclad Guarantee (garantia de aço!)
Lowest Price Guarantee
Get Free Bonuses
Free Shipping Right Now
100% Money Back Guarantee
Puravive 100% All-Natural
Puravive Special Offer
Limited Time Offer Today
Procure informar o preço do produto nos títulos. Muitas pessoas clicam nos anúncios apenas para saber o valor e desistem da compra depois. Se o preço estiver no título, evitamos esses cliques indesejados.
Utilize Keywords para mostrar as palavras-chaves pesquisadas nos títulos e descrições. Digite “{“ para abrir as opções. Selecione a opção Inserção de palavra-chave e defina o texto padrão para ser exibido caso a palavra-chave não caiba no título ou descrição. Deixe marcada a opção Frase com a primeira letra maiúscula:
Faça isso nas caixas de descrições também.
Em Descrições, procure usar as palavras-chaves, garantia, gatilhos mentais e mais informações sobre o produto. Preencha as quatro descrições usando o máximo de caracteres permitidos (90):
Se o produto for físico, informe os preços de todos os kits em todas as descrições. Exemplo: “Try for Only $49 Per Bottle”, “$199 Month Supply” e “$149 Save Up To $500”.
Dica: O Google Ads não aceita palavras com todos os caracteres maiúsculos. Para converter os caracteres para minúsculos e manter apenas a primeira letra em maiúsculo, use a ferramenta https://www.invertexto.com/converter-maiusculas-minusculas.
Não se preocupe com a Qualidade no anúncio. O importante é o índice de qualidade.
Em Orçamento, defina um valor inicial por volta de R$100. O CPC inicial depende da concorrência. Um valor razoável para iniciar e evitar travamento da campanha é de R$5. Se a campanha continuar travada, aumente gradativamente.
Geralmente, a palavra-chave do nome do produto precisa de mais cliques para converter, enquanto que palavras-chaves que contém o nome do produto mais variações, precisa de menos cliques para gerar cada conversão.
Nesse sentido, experimente utilizar a estratégia de lance CPC manual. Nessa estratégia você consegue definir um valor de lance para cada palavra-chave. Basta acessar as palavras-chaves e alterar o valor do lance. Aumente o lance de palavras-chaves que convertem mais com menos cliques (nome do produto + variações).
A partir dos primeiros cliques, verifique se os termos de buscas fazem sentido para o produto. Se fizerem, você poderá usá-los como palavras-chaves. Caso contrário, defina como palavras-chaves negativas.
Defina a lista de palavras-chaves negativas para evitar pesquisas de pessoas sem intenção de compra. Para isso, acesse Públicos-alvo, palavras-chaves e conteúdo → Palavras-chave de pesquisa → Palavras-chave negativas da rede de pesquisa:
Lista de palavras-chaves para você usar no início:
access
affiliate
afiliate
affiliates
affilliate
affilliates
amazon
bellows
cb
clickbank
complaint
complaints
contact
contac
costumer
crack
crafter
do
does
download
ebay
fake
fraud
free
good
hoplink
is
jv
legit
link
log
login
market
mart
marketplace
members
page
pdf
pupil
real
review
reviews
scam
support
suport
supportt
supporting
that
wal
walgreens
walmart
what
works
Após a campanha começar a rodar e gerar cliques, monitore os termos de pesquisa para identificar palavras ruins e adicione-as à lista de palavras-chave negativas da campanha.
Muito importante: Após publicar a campanha, pause e aguarde a aprovação. Dessa forma, se o Google Ads reprovar, as chances de bloqueio de conta serão menores. |
Após a aprovação, crie as extensões de Sitelink, Frase de destaque, Promoção e de Snippet estruturado para dar mais relevância ao anúncio. Acesse Recursos e crie as extensões.
Sitelink:
Save Up to $200 Now
Just $50 Per Bottle Today
Lowest Price Guarantee
Rush Delivery to USA
Delivered to Your Home
Fasted Delivery in the Country
Last Units Available
$500 Off + Free Shipping
Free USA Shipping
…
Nos 4 blocos, destaque descontos, entrega (se for produto físico), benefícios e preço.
Use #id depois de cada URL, pois o Google Ads não permite URLs iguais. Exemplo: produto.com/puravive#01, produto.com/puravive#02, produto.com/puravive#03…
Você pode também usar várias barras no final de cada link. Por exemplo: produto.com/puravive/, produto.com/puravive//, produto.com/puravive///…
Procure informar o preço em cada conjunto de Sitelink para minimizar os cliques de curiosos.
Promoção:
Se a época do anúncio for em algum momento especial, defina a ocasião:
Defina outra extensão com o Tipo de promoção como Desconto monetário também.
Da mesma forma que o Sitelink, use #id depois de cada URL, pois o Google Ads não permite URLs iguais.
Nas extensões de preços, informe o valor de cada kit (se for um produto físico), o desconto e a descrição. Exemplo:
Cabeçalho: 6 Month Supply
Valor: $230
Descrição: Save $500 Today
…
Em Snippet estruturado informe os kits e seus valores.
Inicie a campanha com o Público-alvo definido com base nas informações fornecidas pelo produtor ou através das informações da própria página de vendas. Pelas fotos das pessoas nos depoimentos podemos definir o sexo e idade; se o produto for um suplemento para a próstata, sabemos que o sexo alvo é o masculino, por exemplo.
É importante começar a campanha com uma segmentação mais rígida para evitar surpresas relacionadas a gastos. Depois que você validar o produto, comece a abrir mais a segmentação com base nas informações obtidas com os cliques.
Dicas importantes
- Anunciar em vários países poderá pulverizar a sua verba e não trazer resultados satisfatórios. Escolha um país ou um conjunto de países para focar seu investimento;
- Defina o valor do CPC de acordo com o que você está disposto a pagar. Para ter uma ideia do valor médio, acesse o Planejador de palavras-chaves do Google Ads. Lembrando que, se você definir um valor abaixo do valor mínimo, a campanha talvez não rode;
- Se você tem pouca verba para investir, use palavras-chaves menos concorridas (nome do produto + nome do produtor ou o tipo do produto, por exemplo). Procure por várias palavras-chaves assim para compensar a baixa busca por elas. Use todas em correspondência exata “[]”. Inicie a campanha com uma segmentação de público de acordo com os dados passados pelo produtor ou pelas informações da página de vendas (as fotos das pessoas nos depoimentos definem a idade alvo);
- Se a campanha não for para os Estados Unidos, procure criar a maior quantidade possível de variações da palavra-chave em exata;
- Use as correspondências de frase e exata para a palavra-chave de média e alta concorrência;
- Palavra-chave sem buscas no Planejador do Google não significa que não haja procura. Os valores quase sempre estão desatualizados;
- Inclua as palavras-chaves negativas para evitar termos de pesquisas ruins;
- Se for anunciar em um país específico e a quantidade de buscas for pouca, inclua outros países na segmentação da campanha;
- Para o orçamento, é a mesma coisa. Defina um que você está disposto a investir. Um valor inicial recomendado é por volta de R$100;
- Inicialmente, exclua da campanha os países: Brasil, Índia, China, Rússia, Vietnã, Venezuela, Colômbia e Argentina;
- Os países mais concorridos são: Estado Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia. Os menos concorridos são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Hong Kong, Hungria, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Suécia, Suíça e Singapura;
- Promova os produtos no idioma original em que foram criados, independentemente do país onde serão anunciados. Por exemplo, se houver buscas por um produto em inglês na Alemanha, isso indica que existem pessoas que falam o idioma e estão interessadas em adquiri-lo na versão em inglês;
- Países de baixa renda não performam muito bem na ClickBank. Opte pelos países citados acima;
- Crie o hábito de usar o ChatGPT para traduzir e analisar textos para o idioma desejado. Ao solicitar a criação de copys, peça para ele usar a linguagem nativa do país no qual o produto será anunciado. Quanto mais próxima as copys estiverem do dia a dia das pessoas que convivem com o idioma, melhor. Olhe os anúncios dos seus concorrentes para se inspirar também;
- O uso de pressel é fundamental para minimizar os riscos de bloqueio de conta;
- Pause a campanha depois que você a publicar e volte a ativá-la depois de aprovada. Desta forma, se a campanha for reprovada, as chances de bloqueio da conta serão menores. Crie as extensões de anúncios logo em seguida.
Se você tiver alguma dúvida ou experiência para compartilhar, deixe um comentário abaixo! Boa sorte em suas campanhas!
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