Nós profissionais afiliados sabemos o quão vital é manter a integridade da nossa estrutura para garantir o sucesso de nossas campanhas no Google Ads. No entanto, às vezes, mesmo com as melhores precauções, um site pode ser comprometido, o que pode resultar em consequências graves, como reprovação de campanhas e até a suspensão da conta. Neste guia, vamos explorar os passos essenciais para resolver o problema de site comprometido no Google Ads e proteger a sua conta.

O que causa o problema de site comprometido?

Algumas alterações no conteúdo do site como redirecionamentos inesperados para páginas suspeitas, pop-ups invasivos ou uso de códigos proibidos como iframes podem ocasionar o problema. Vulnerabilidades de segurança, presença de malware e códigos maliciosos, páginas sem certificado de segurança SSL ou até mesmos domínios já marcados pelo Google como sendo suspeitos podem gerar site comprometido.

Se as suas campanhas forem reprovadas por site comprometido, verifique:

  • Se existem pop-ups que são exibidos após o ponteiro do mouse sair da página. As políticas do Google Ads proibe essa prática;

  • Se há algum código do tipo iframe inseridos na página. Esse tipo de recurso abre outras páginas além da informada na URL final e é proibido;

  • Se o site não tiver HTTPS e certificado de segurança SSL, providencie;

  • Copys apelativas e enganosas que induzem ao clique.

Como saber se o seu site está comprometido?

Existem algumas ferramentas de detecção que podem ajudar a identificar elementos que deixam o site comprometido. Basta informar a URL da sua página e solicitar a verificação. Veja abaixo algumas ferramentas que fazem esse trabalho:

O meu site está comprometido. E agora?

Uma vez confirmado o comprometimento, é hora de agir rapidamente para corrigir o problema. Isso pode envolver medidas como remover o código malicioso do seu site e atualizar todos os plugins para as versões mais recentes.

Pause todas as campanhas que estão usando a URL comprometida e siga os passos:

1. Desinstale o WordPress do domínio comprometido;

2. Acesse o gerenciador de arquivos da sua hospedagem e exclua todos os arquivos da pasta public_HTML. Se quiser garantir, exclui a pasta toda:

hospedagem hostinger gerenciador de arquivos

3. Ainda dentro da sua hospedagem, selecione o seu site e acesse as configurações avançadas. Procure pela opção para restaurar as permissões de arquivos e a executa:

estaurar permissões de arquivos hospedagem hostinger

Aguarde alguns minutos até a finalização da restauração.

4. Reinstale o WordPress no domínio e os plugins básicos necessários para você criar novamente a página;

5. Aguarde de 2 a 3 dias para criar uma nova campanha utilizando o domínio.

Crie uma campanha básica, com palavras-chaves genéricas só pra ver se o Google Ads irá aprovar. Se aprovar, significa que o domínio foi limpo com sucesso. Se o problema de site comprometido voltar a acontecer, é possível que a URL tenha sido marcada e incluida na lista negra do Google. Nesse caso, abandone o domínio e compre outro.

Acione também o suporte da sua hospedagem para solicitar uma verificação total de todos os seus domínios para identificar possíveis vírus e códigos maliciosos espalhados por eles. Assim, você evitará que outros domínios sejam afetados.

Se for necessário, entre em contato também com o suporte do Google para solicitar mais esclarecimentos sobre o problema. Use os telefones 0800-727-0278, 0800 724 8269 e 0800-709-4664. É possível que o suporte por telefone esteja inacessível no momento que você tentar.

Também é possível entrar em contato através do formulário em https://support.google.com/google-ads/gethelp?sjid=4824991816690069104-SA

Limpe o código hash das imagens

Um código hash é uma sequência alfanumérica única gerada a partir das informações dos arquivos de imagem, através de algoritmos específicos. Esse código é uma representação única e compacta dos dados originais. O código hash é gerado a partir do conteúdo da imagem, e mesmo as mudanças mínimas no conteúdo resultam em códigos hash drasticamente diferentes.

Quando um site é comprometido, o Google pode marcar as imagens usadas na página de vendas ou na pressel. Consequentemente, se você reutilizar essas imagens, o problema pode se repetir. Se quiser evitar isso, faça a limpeza das imagens através do site products.groupdocs.app/pt/metadata/clean/photo.

Qualquer dúvida em relação ao assunto, deixe nos comentários abaixo.

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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