contingência google ads

Como evitar cliques de afiliados nos seus anúncios no Google Ads

No mercado de marketing digital de afiliados, infelizmente, algumas pessoas agem de má fé ao clicar nos anúncios de outros afiliados para copiar conteúdos. Além disso, essa prática é usada para aumentar os custos dos concorrentes, forçando-os a pausar suas campanhas. Neste post, aprenda como evitar cliques de afiliados nos seus anúncios no Google Ads para evitar disperdício de verba.

O que são cliques inválidos?

cliques inválidos google ads

Cliques inválidos são aqueles que o Google considera suspeitos ou mal-intencionados. Eles podem vir de:

  • Bots (robôs que clicam nos seus anúncios para te prejudicar);
  • Pessoas mal-intencionadas (como concorrentes ou afiliados “espertinhos”);
  • Cliques acidentais ou repetidos (de um mesmo IP tentando espiar sua página várias vezes).

E o pior? Nem sempre o Google consegue detectar todos. Ou seja: você pode estar pagando por cliques que nunca vão te gerar venda.

Como o Google lida com cliques inválidos?

O Google tem um sistema automático que tenta filtrar esses acessos e devolver o valor cobrado. Mas ele não é perfeito. Já vi casos de campanhas com apenas uma impressão e dois cliques registrados. Como isso é possível?

Spoiler: não é. Mas acontece.

Como se proteger de cliques inválidos?

Aqui vão estratégias gratuítas que você pode aplicar agora mesmo:

Exclua os públicos-alvos de marketing digital

Se o seu produto não é sobre marketing digital, exclua os públicos pertencentes a esse grupo para evitar que seus anúncios apareçam para afiliados:

1. Acesse a campanha, clique em Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Públicos-alvo. Clique em Mostrar tabela e depois em Editar exclusões:

google ads editar públicos-alvo

2. Mantenha a opção Campanha selecionada. Na pesquisa, digite marketing digital para selecionarmos todos os públicos nos quais, possivelmente, os afiliados estão inclusos.

Selecione as opções Serviços de e-mail marketing, Serviços de publicidade e marketing, Serviços de SEO e SEM e Desenvolvimento de websites e webdesign, e clique em Salvar:

método l5d bruno matos

google ads públicos de marketing digital

Evite os bots de cliques desqualificados

Em alguns países, muitos afiliados criam sistemas de bots para clicar em anúncios no Google e prejudicar quem trabalha de forma correta. Para evitar esses bots, exclua esses países:

Acesse Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo → Locais e clique no ícone do lápis. Clique em Exclusões de local e no ícone do lápis. Exclua da campanha os países China, Estados Unidos, Rússia e Índia:

google ads excluir paises

Realizando os procedimentos acima, você evitará a maioria dos cliques desqualificados de afiliados e bots.

Obs.: Se a sua campanha for direcionada para os Estados Unidos, exclua este país da lista de locais excluídos.

Lembrando que os procedimentos são indicados apenas para campanhas nas quais os produtos não são direcionados para públicos de marketing digital.

Dica final: rastreamento de IP é obrigatório

Se você ainda não faz rastreamento de IP nos seus anúncios, você está lutando uma guerra às cegas. Use ferramentas, crie barreiras, redirecione, bloqueie — faça o que for preciso. Mas não aceite passivamente pagar por cliques que só servem para sabotar sua campanha.

Veja algumas ferramentas gratuítas:

Bmob

Ferramenta freemium, ideal para quem está começando. No plano gratuito você já tem um bom controle dos IPs. Mas para funções mais avançadas, o ideal é migrar pro plano pago.

Pet Links (gratuito, para quem usa WordPress/Elementor)

Quer rastrear IPs manualmente? Essa é pra você. Basta integrar sua página com o Pet Links e analisar os IPs que clicaram. É mais trabalhoso, mas dá resultado!

Tá vendendo na gringa? A guerra é ainda mais pesada

Se você trabalha com tráfego internacional, cuidado redobrado! O mercado lá fora é mais agressivo, os lances são maiores e a galera joga sujo sem dó. Já vi casos de cliques da Índia aparecendo como se fossem dos EUA. Resultado? Prejuízo atrás de prejuízo.

método l5d bruno matos

Gostou do post sobre como evitar cliques de afiliados nos seus anúncios no Google Ads? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Acesse o nosso canal no YouTube para mais dicas.

Tags:

ANDA SOFRENDO COM SUSPENSÕES DE CONTAS DO GOOGLE ADS?

Aprenda minhas técnicas validadas para criar uma contingência robusta e nunca mais sofra com suspensões de contas no Google Ads.

Ficou curioso para saber mais detalhes? Clique na imagem abaixo:

método contingência definitiva do google ads

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

super pressel

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.