Principais causas de reprovação de campanhas no Google Ads

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Ter campanhas reprovadas no Google Ads faz parte do jogo e acontece com todo mundo, tanto com quem está começando quanto com os mais experientes. O segredo é aprender a driblar esses obstáculos com conhecimento para manter seus anúncios rodando e suas contas de pé. Neste post, conheça as principais causas de reprovação de campanhas no Google Ads e como evitá-las.

Como o Google analisa as campanhas?

O Google analisa as campanhas de maneira automatizada e também com revisões manuais em alguns casos, seguindo uma série de regras para garantir que os anúncios atendam às suas políticas.

Assim que uma campanha é criada ou modificada, o Google Ads submete o anúncio a uma verificação automática, que envolve algoritmos projetados para avaliar:

  • Conteúdo do anúncio: O texto, imagens, vídeos e títulos são verificados para garantir que estejam em conformidade com as políticas de publicidade do Google (por exemplo, sem conteúdo enganoso, ofensivo ou sensacionalista);

  • Página de destino: O Google verifica se o link do anúncio direciona para uma página que oferece uma boa experiência ao usuário. A página precisa ser clara, funcional e compatível com dispositivos móveis, sem conteúdo enganoso ou invasivo;

  • Políticas de produtos e serviços: Certos produtos e serviços são restritos ou proibidos de serem anunciados. O Google busca garantir que o conteúdo promovido seja permitido dentro de suas diretrizes (como produtos financeiros, de saúde, entre outros).

Em alguns casos, se o sistema identificar algo suspeito, a campanha pode ser revisada manualmente por uma equipe humana do Google. Isso geralmente ocorre quando há anúncios que se enquadram em categorias mais sensíveis.

O Google também avalia a qualidade dos anúncios, usando fatores como:

  • Índice de qualidade (Quality Score): Isso leva em conta a relevância do anúncio, o CTR (taxa de cliques) esperada, a relevância da página de destino e a experiência do usuário;

  • Ajuste de lances e orçamento: O Google considera a competitividade dos lances no leilão de anúncios, com base em quanto você está disposto a pagar por clique.

As campanhas são analisadas com base nas políticas de publicidade. Isso inclui:

  • Conteúdo proibido ou restrito: Produtos ilegais, conteúdo ofensivo ou práticas enganosas são alguns exemplos;

  • Práticas comerciais restritas: Categorias como empréstimos de curto prazo, serviços financeiros e produtos de saúde podem ter regras específicas que devem ser seguidas.

Quando a campanha é reprovada, o Google geralmente fornece um feedback indicando a razão da reprovação. Isso permite que você ajuste o conteúdo do anúncio ou da página de destino para atender às políticas e submeta o anúncio novamente para aprovação.

As principais causas de reprovação de anúncios

Atualmente, os principais motivos que causam a reprovação de uma campanha são:

Clickbait

O clickbait acontece quando o anúncio ou a página de vendas contém promessas muito fortes, com expressões sensacionalistas do tipo “infalível”, “fantástico”, “melhor do Brasil” etc. Imagens de “antes e depois”, promessas do tipo “ganhe x em x dias” e “descubra o segredo”, por exemplo, podem configurar como clickbait.

Como resolver?

Revise todo o seu anúncio ou página de vendas/pressel a procura de textos e imagens sensacionalistas, e as corrija.

Caso a violação persista mesmo após as correções, altere a URL da página ou crie uma pressel e suba a campanha em outra subconta.

Conteúdo sexualmente explícito

Quando são identificadas imagens, palavras ou termos que remetem ao sensualismo, pornografia ou a prática do sexo.

Há relatos de equívocos do Google que tira algumas palavras de contexto, dando a elas um sentido sexual. Por exemplo, o termo em inglês “only” pode ser contextualizado como “OnlyFans” (rede social com conteúdos eróticos). Nesses casos, basta fazer a contestação.

Como resolver?

Revise todo o seu anúncio ou página de vendas/pressel a procura de textos e imagens com sentido sexual. Se o Google insistir em tirar de contexto algum termo, procure outro com o mesmo sentido ou significado.

Fraude em sistemas

É a violação de política mais grave do Google Ads que poderá causar a suspensão da sua conta ou, em casos mais graves, o seu banimento da plataforma.

Geralmente é causada por anúncios de produtos proibidos, promessas muito fortes, troca de meios de pagamento (com dados divergentes) e excesso de anúncios reprovados.

Como resolver?

O Google não informará o motivo específico da violação; caberá a você identificá-lo. Se não tiver certeza sobre a causa exata, evite contestar. Uma contestação sem base sólida pode levar a uma revisão manual da sua conta, o que pode resultar em suspensões de subcontas.

Marcas registradas em textos de anúncios

Não é permitido o uso de palavras ou termos que remetam a alguma marca registrada. Por exemplo, “Google Ads”, “YouTube” e “Leadlovers”.

Como resolver?

Remova qualquer referência a marcas registradas em seus anúncios.

Práticas comerciais inaceitáveis

Afirmações não verídicas ou imprecisas, promessas muito fortes e descontos em anúncios que não estão na página de vendas podem gerar esse tipo de violação. Usar marcas registradas, símbolos e caracteres especiais para destacar uma informação nos anúncios também pode caracterizar como prática comercial inaceitável.

Como resolver?

Remova qualquer informação imprecisa, marcas registradas, símbolos e caracteres estranhos em seus anúncios.

Rastreador de cliques – não certificado

Isso acontece porque a URL de acompanhamento (link de afiliado) usado não é certificado pelo Google Ads. Atualmente, nenhuma plataforma de produtos online conhecida possui essa certificação (até pouco tempo atrás, a Hotmart possuía essa certificação).

Como resolver?

Remova a URL de acompanhamento e utilize apenas a URL final. Para isso, será necessário ter uma estrutura própria para receber suas comissões.

Para criar a sua estrutura própria, leia o meu post sobre como criar uma estrutura própria na Hostinger. Após contratar a hospedagem e instalar o WordPress, crie uma página de vendas ou uma pressel para poder usar a URL final e receber suas comissões. Se você não quiser investir dinheiro agora na sua estrutura, crie uma pressel de forma gratuita.

Site comprometido

Esse problema acontece quando são encontrados vírus na hospedagem ou códigos maliciosos na página de vendas, pressel ou de captura.

Como resolver?

Para resolver problemas com vírus e códigos maliciosos, veja este post sobre como evitar vírus e códigos maliciosos.

Se você estiver com dificuldades em relação a outros tipos de violação de políticas, deixe nos comentários abaixo pra eu te ajudar.

Dicas importantes

  • Conteste apenas se tiver certeza sobre o que causou a violação da política e já tiver feito as devidas correções. Não faça isso mais de uma vez;

  • Leia as políticas do Google Ads para ficar por dentro de todas as atualizações: https://support.google.com/google-ads/answer/6316?hl=pt-BR;

  • Não desperdice seu tempo nem sua energia com as frustrações causadas por limitações ou reprovações de campanhas no Google Ads. Muitas vezes, os motivos são obscuros ou injustos, e é mais fácil e produtivo mudar para outras subcontas, abandonar domínios marcados e produtos, do que se deixar abater. No mercado digital, a mentalidade é tudo!
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Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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