Estratégia de lances CPA no Google Ads
No marketing digital de afiliados, uma das estratégias mais exploradas atualmente no Google Ads é o Custo Por Aquisição (CPA). Neste post, vamos explorar a estratégia de lances CPA no Google Ads, como configurá-la e em quais situações ela é mais eficiente.
O que é CPA no Google Ads?
A estratégia de lances CPA atinge um público mais qualificado e permite que você defina um valor máximo que está disposto a pagar por uma conversão.
O Google Ads, utilizando aprendizado de máquina, ajusta automaticamente seus lances em leilões para atingir o maior número possível de conversões dentro do limite estabelecido.
Exemplo: Se o seu CPA desejado for R$ 50, o Google Ads buscará otimizar seus lances para que cada conversão custe aproximadamente esse valor.
Como configurar o CPA no Google Ads?
Se você for criar uma campanha com a estratégia de CPA, selecione a estratégia de lances Conversões. Se for alterar a estratégia de lances de uma campanha já existente, basta fazer a alteração:

⚠️ Dica: O valor do CPA desejado deve ser baseado em dados reais da campanha e no custo médio por conversão atual. Definir um valor muito baixo pode limitar a entrega dos anúncios.
Por exemplo: se a campanha estiver gerando conversões a cada R$50, defina esse valor como CPA desejado.
Dica importante: Para testar a estratégia de lances CPA, duplique a campanha existente e faça as alterações na cópia. Assim, o desempenho da campanha original com outras estratégias de lances não será impactado.
A minha conta tem pouca ou nenhuma conversão. Devo experimentar a estratégia de CPA?
Sim! Atualmente, as campanhas na estratégia de CPA já começam inteligentes, mesmo sem conversões anteriores. Basta definir um CPA e orçamentos coerentes para começar a vender.
Como definir o valor do CPA inicial?
O valor inicial de CPA que você deve definir depende de alguns fatores.
1. Baseie-se no ticket médio ou no ROI desejado:
Por exemplo, se você vende um produto com comissão de R$ 200 e deseja que as conversões custem no máximo 25% desse valor, o CPA alvo inicial poderia ser R$ 50. No entanto, quanto maior o valor do CPA, mais rapidamente a campanha performará.
2. Use dados de mercado: Pesquise qual é o custo médio por conversão do produto para definir o seu CPA de forma mais assertiva;
3. Teste com um valor moderado: Não defina um CPA muito baixo, pois isso pode limitar os lances e reduzir a entrega dos anúncios.
Dica: Aumente o orçamento da nova campanha em CPA em 150% em comparação à campanha original.
Para campanhas na gringa, é recomendado um valor de CPA inicial entre R$300 e R$500. Já no Brasil, entre R$100 e R$200. Se a campanha não rodar nesses limites de CPA, experimente aumentar a quantidade de palavras-chave e países (se a campanha for na gringa).
CPA em portfólio
Se você se sentir inseguro em deixar aberto o valor do clique, é possível definir um limite ao CPA através da modalidade “portfólio”.
Suponha que a comissão do seu produto seja R$100. Se você definir o CPA também em R$100, a campanha pode não rodar bem. Mas, se configurar o CPA para R$250 e limitar o CPC a R$1,50, sua campanha terá mais chances de rodar, pois o CPA alto facilita a entrega.
Você não precisa ter medo de aumentar o CPA, porque o clique está limitado, você não vai precisar gastar R$250 para fazer uma venda, porque é um lance inteligente, você precisará de menos cliques para converter, tornando a campanha mais segura e ajudando a destravar estratégias com CPA.
Mas pode acontecer que se você aumentar demais o CPA, a campanha pode rodar demais, então fiquem atentos. É possível fazer uma venda com essa estratégia com poucos cliques e com uma campanha zero vendas.
Por exemplo, subi uma campanha de um produto de R$90 de comissão com CPA de R$500 e rodou muito; não deu nem tempo de analisar todos os dados. Testem com paciência; aguarde alguns dias. Se colocar R$100 e não rodar, vai aumentando o CPA aos poucos.
Para criar um portfólio, acesse Ferramentas → Orçamentos e lances → Estratégias de lances. Clique no botão de + e selecione a opção CPA desejado.
Dê um nome ao seu portifólio, selecione a campanha, defina o valor do CPA, desmarque a opção Criar um orçamento compartilhado para usar com esta estratégia de lances de portfólio e clique na opção Opções avançadas. Defina o valor máximo que você quer pagar no campo Limite de lance máximo:

Salve para poder vincular o portifólio à sua campanha.
Obs.: O portfólio poderá travar as suas campanhas. Use apenas quando os cliques estiverem muito caros.
Vincular a estratégia de portfólio a uma campanha
Para fazer a vinculação da estratégia de lances de portfólio a uma campanha, acesse Ferramentas → Orçamentos e lances → Estratégias de lances. Clique em Selecionar campanhas e selecione a campanha desejada:

Palavras-chave e orçamento no CPA
Diferente das outras estratégias de lances, campanhas em CPA podem demorar mais para começar a rodar, pois os leilões são mais restritos.
Inicialmente, use com palavras-chave na correspondência de frase e exata. Se a campanha não rodar, use a correspondência ampla. Isso dará mais liberdade para o Google trazer o máximo de conversões possível.
Atenção: Ao usar a correspondência ampla, fique ainda mais atento aos termos de pesquisa. Negative os termos ruins!
Sobre o orçamento, é aconselhável começar, no mínimo, com um valor duas vezes maior do que o valor definido para o CPA.
Até quando testar um produto em CPA?
Para produtos brasileiros, o mais sensato é testar até o valor da comissão do produto. Já para produtos gringos, ir até a metade da comissão.
CPA é inteligência pura!
Com o CPA ativo, mesmo que o produto ainda não possui conversões, o Google direcionará os anúncios para alcançar o público certo. A inteligência da campanha será desenvolvida à medida que as conversões forem registradas.
E você, já utilizou a estratégia de CPA em suas campanhas? Compartilhe sua experiência nos comentários!
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