No marketing digital de afiliados, uma das estratégias mais exploradas atualmente no Google Ads é o Custo Por Aquisição (CPA). Neste post, vamos explorar a estratégia de lances CPA no Google Ads, como configurá-la e em quais situações ela é mais eficiente.

O que é CPA no Google Ads?

A estratégia de lances CPA permite que você defina um valor máximo que está disposto a pagar por uma conversão. O Google Ads, utilizando aprendizado de máquina, ajusta automaticamente seus lances em leilões para atingir o maior número possível de conversões dentro do limite estabelecido.

Exemplo: Se o seu CPA desejado for R$ 50, o Google Ads buscará otimizar seus lances para que cada conversão custe aproximadamente esse valor.

Quando usar o CPA no Google Ads?

A estratégia de CPA é mais eficiente quando:

  1. A campanha já possui histórico de conversões: O Google recomenda pelo menos 30 conversões nos últimos 30 dias para que o aprendizado da ferramenta seja eficaz;
  2. O objetivo principal é gerar conversões: Seja para capturar leads, gerar vendas ou outra ação de valor no site;
  3. Você quer maior previsibilidade no custo por conversão: Ideal para campanhas que precisam alinhar o custo por aquisição com o ROI esperado.

Como configurar o CPA no Google Ads?

Se você for criar uma campanha com a estratégia de CPA, selecione a estratégia de lances Conversões. Se for alterar a estratégia de lances de uma campanha já existente, basta fazer a alteração:

google ads estratégia de lances cpa

⚠️ Dica: O valor do CPA desejado deve ser baseado em dados reais da campanha e no custo médio por conversão atual. Definir um valor muito baixo pode limitar a entrega dos anúncios.

Por exemplo: se a campanha estiver gerando conversões a cada R$50, defina esse valor como CPA desejado.

Dica importante: Para testar a estratégia de lances CPA, duplique a campanha existente e faça as alterações na cópia. Assim, o desempenho da campanha original com outras estratégias de lances não será impactado.

A minha conta tem pouca ou nenhuma conversão. Devo experimentar a estratégia de CPA?

Apesar do Google recomendar pelo menos 30 conversões nos últimos 30 dias, nada impede que contas sem conversões adotem essa estratégia. No entanto, é importante definir um valor de CPA coerente para que a campanha não comece travada.

O desempenho inicial pode ser inconsistente, pois o Google ainda estará aprendendo sobre o comportamento dos usuários. Será necessário um período de “aprendizado” mais longo.

método l5d bruno matos

Como definir o valor do CPA inicial?

1. Baseie-se no ticket médio ou no ROI desejado:

Por exemplo, se você vende um produto com comissão de R$ 200 e deseja que as conversões custem no máximo 25% desse valor, o CPA alvo inicial poderia ser R$ 50.

2. Use dados de mercado: Pesquise qual é o custo médio por conversão do produto para definir o seu CPA de forma mais assertiva;

3. Teste com um valor moderado: Não defina um CPA muito baixo, pois isso pode limitar os lances e reduzir a entrega dos anúncios.

Dica: Aumente o orçamento da nova campanha (CPA) em 150% em comparação à campanha original.

Embora seja possível usar a estratégia de CPA sem histórico de conversões, não é a abordagem ideal. O melhor caminho é começar com uma estratégia como Maximizar Cliques, acumulando dados suficientes para, posteriormente, migrar para o CPA.

CPA é inteligência pura!

Com o CPA ativo, mesmo que o produto ainda não possui conversões, o Google direcionará os anúncios para alcançar o público certo. A inteligência da campanha será desenvolvida à medida que as conversões forem registradas.

No início, como o pixel ainda não estará otimizado, o desempenho da campanha será semelhante ao de uma estratégia focada em maximizar cliques.

E você, já utilizou a estratégia de CPA em suas campanhas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Gostou do post sobre a estratégia de lances CPA no Google Ads? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Acesse o nosso canal no YouTube para mais dicas.

método l5d bruno matos

Tags:

ANDA SOFRENDO COM SUSPENSÕES DE CONTAS DO GOOGLE ADS?

Aprenda minhas técnicas validadas para criar uma contingência robusta e nunca mais sofra com suspensões de contas no Google Ads.

Ficou curioso para saber mais detalhes? Clique na imagem abaixo:

método contingência definitiva do google ads

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

super pressel