Já pensou no quanto a experiência dos usuários afeta os seus gastos com campanhas no Google Ads? Neste post, entenda a importância do índice de qualidade para suas campanhas e como reduzir seus gastos com isso.

Afinal, o que é Índice de Qualidade?

O índice de qualidade é uma métrica de diagnóstico que compara a qualidade dos seus anúncios com os de outros anunciantes. A qualidade de um anúncio é definida pela experiência que as pessoas têm quando visualizam seus anúncios e a página de destino.

Esse índice é determinado por uma escala de 1 a 10 e é mostrado no nível da palavra-chave. Você consegue um nível superior quando os seus anúncios são congruentes com a página de vendas dos produtos:

índice de qualidade google ads
índice de qualidade google ads

Ao criar os anúncios, crie variações do mesmo (altere algumas informações para saber qual converte mais). Por exemplo, em um anúncio, destaque o valor do produto, frete grátis, noutro o desconto. Utilize a palavra-chave bastante vezes nos anúncios e extensões. Uma outra dica importante é usar extensões de imagem.

Procure usar todo o limite de caracteres nas descrições dos anúncios e extensões. Não foque ficar em primeiro lugar nas pesquisas. Foque em ter um anúncio com uma boa qualidade e ficar na segunda posição (a primeira posição costuma atrair muitos cliques de afiliados).

Se o anúncio tiver uma boa copy, você conseguirá vender mais sem ter que gastar muito tomando muitos cliques na primeira posição da pesquisa.

O índice de qualidade recomendável é de, pelo menos, 8/10.

Atenção:

Se um grupo de anúncio/palavra-chave estiver convertendo, mesmo com a qualidade abaixo de 8/10, mantenha esse anúncio/palavra-chave e duplique esse anúncio para melhorar esse índice. Não mexa no anúncio que está vendendo!

Como o Índice de Qualidade é calculado?

Para chegarmos ao valor do índice de qualidade de um anúncio, precisamos levar em conta:

Taxa de cliques (CTR): É a probabilidade do anúncio receber um clique ao ser exibido
Relevância do anúncio: É a adequação do seu anúncio à intenção de pesquisa do usuário
Experiência na página de destino: Qual é a importância e valor da página de destino para os usuários que clicam no anúncio

Cada elemento é avaliado com um status de “Acima da média”, “Na média” ou “Abaixo da média”, comparando-se com outros anunciantes que veicularam anúncios para a mesma palavra-chave nos últimos 90 dias.

Mesmo sem impressões, uma palavra-chave de correspondência ampla pode ter um Índice de Qualidade, desde que haja uma palavra-chave de correspondência exata com impressões nos últimos 90 dias.

Se houver impressões para pesquisas idênticas a uma palavra-chave de correspondência ampla, devido ao uso de um termo de correspondência exata no mesmo grupo de anúncios, o mesmo Índice de Qualidade será atribuído para ambas as palavras-chave.

Se algum desses elementos estiver classificado como “Na média” ou “Abaixo da média”, isso pode indicar uma oportunidade para melhorias. Saiba mais sobre as cinco maneiras de utilizar o Índice de Qualidade para otimizar seu desempenho.

Dica:

Ao incluir mais termos de pesquisa como palavras-chaves no seu grupo de anúncios, tome cuidado para não incluir termos que não têm na página de vendas e nos anúncios. Isso vai diminuir o índice de qualidade dos seus anúncios e, consequentemente, aumentar o CPC.

Para contornar isso, crie um novo grupo de anúncio (duplique) com esses novos termos e os inclua nas descrições dos anúncios. Se os anúncios nos quais você incluiu os novos termos perderem performance, exclua esse novos termos e deixe como antes.

Para simular a posição do seu anúncio quanto ao lance máximo de CPC, índice de qualidade e orçamento diário, acesse o simulador do Google Ads.

Índice de Qualidade e CPC

Um índice que representa alta qualidade aumentará a classificação dos seus anúncios e os colocará em leilões de melhor qualidade e com custo menor. Seus anúncios receberão mais impressões e, consequentemente, mais cliques. O bom dessa história é que o CPC terá um custo menor.

Como consigo um Índice de Qualidade bom?

  • Cuide da experiência do usuário na sua página. Ela precisa conter informações que casam com as informações dos anúncios e palavras-chaves. O usuário precisa encontrar o que procura e ficar, pelo menos, 5 segundos nela;

  • Mantenha sempre alta a velocidade da página. Se for baixa, o usuário vai sair rápido;

  • Defina a URL da página de acordo com o nome do produto e palavras-chaves usadas, se possível.

Um Índice de Qualidade abaixo de 6 é considerado ruim.

Recomendações do Google Ads

Acompanhe as recomendações que o Google fornece sobre a sua campanha e aceite aquelas que façam sentido. Isso é importante para aumentar o índice de qualidade da campanha.

Desative ou dispense:

  • Ativar recursos automáticos;

  • Fazer upload das listas de segmentação por lista de clientes;

  • Remover palavras-chaves redundantes (palavras-chave em exata e em frase gera essa observação).

Resolva:

  • Verificação do anunciante;

  • Adicionar snippets estruturados;

  • Finalize a configuração do acompanhamento de conversões.

Qualquer dúvida sobre índice de qualidade, deixe nos comentários abaixo.

Quer aprender a fazer 5 Mil Reais por mês na Internet começando do zero absoluto e sem aparecer?

Cadastre-se no nosso CURSO GRATUITO para você começar a faturar na Internet mesmo com pouco tempo e sem dinheiro para investir.

Milhares de alunos já comprovaram os resultados. Falta você!

Ficou curioso para saber mais detalhes? Clique na imagem abaixo:

Clique aqui e saiba mais

Gostou do post sobre a importância do Índice de Qualidade para suas campanhas? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Acesse o nosso canal no YouTube para mais novidades.

Tags:

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *