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Tudo sobre correspondência de palavras-chaves

Compreender como funcionam as palavras-chaves no tráfego pago é essencial para o êxito das suas campanhas. A escolha correta das palavras-chaves possibilita que as pessoas encontrem o seu anúncio e, eventualmente, se transformem em clientes. Contudo, optar pelas palavras-chave adequadas pode representar um desafio. Neste post entenda tudo sobre correspondência de palavras-chaves e deixe suas campanhas mais eficientes.

O que é correspondência de palavras-chaves?

É importante destacarmos que palavra-chave é o que definimos como termo para que os nossos anúncios sejam exibidos.

A correspondência de palavras-chave é um conceito fundamental no marketing digital. Ela se refere à maneira como os mecanismos de busca interpretam e associam os termos de pesquisa usados pelos usuários com os anúncios ou conteúdos relevantes. Essa correspondência é crucial para garantir que os anúncios sejam exibidos para um público-alvo específico, aumentando a relevância e a probabilidade de conversão.

Existem diferentes tipos de correspondência de palavras-chave que determinam a extensão da correspondência entre a palavra-chave configurada e a consulta realizada pelo usuário. Nos próximos tópicos explicarei cada uma delas.

palavras-chaves

Correspondência ampla

Exibe o anúncio para todas as pesquisas que contenham as palavras-chave, independentemente de serem termos positivos ou negativos, incluindo aquelas que têm as palavras no meio da frase definida, bem como buscas similares, tais como sinônimos, erros ortográficos, consultas relacionadas e outras variações pertinentes.

Exemplo: curso de maquiagem

A palavra-chave acima poderá ativar seus anúncios para termos do tipo: “curso grátis de maquiagem“, “curso de maquiagem em campinas”, “curso presencial de maquiagem no rio de janeiro” etc. Ou seja, poderá atingir públicos totalmente desqualificados e sem intenção de compra.

Correspondência em frase (“”)

Exibe o anúncio para usuários que em algum momento inseriram a frase exata entre as aspas, mesmo que haja outros termos antes ou depois dessa expressão na busca realizada.

Exemplo: “curso de maquiagem”

A palavra-chave acima poderá ativar seus anúncios para termos do tipo: “curso de maquiagem grátis”, “como estudar curso de maquiagem“, “curso de maquiagem presencial” etc. Ou seja, poderá atingir públicos totalmente desqualificados e sem intenção de compra.

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Correspondência em exata ([ ])

Exibe o anúncio para usuários que inseriram precisamente a palavra-chave que foi definida para a campanha.

Exemplo: [curso de maquiagem da Clau Mendes] ou [GPA domínio estratégico]

As palavras-chaves acima ativarão seus anúncios para termos exatamente iguais às palavras-chaves definidas: [curso de maquiagem da Clau Mendes], [GPA domínio estratégico]. Ou seja, atingirá públicos totalmente qualificados e com real intenção de compra.

Vale destacar que nem sempre as plataformas levam em conta as correspondências exatas e acabam utilizando-se de variantes aproximadas para entregar os nossos anúncios. Para evitar isso e forçar que seus anúncios sejam ativados apenas com as correspondências exatas que você definiu, utilize palavras-chaves negativas.

Palavras-chaves negativas

Sempre que a palavra ou frase especificada estiver presente na pesquisa do usuário, nosso anúncio não será exibido. A inclusão dessas palavras negativas impede que o anúncio seja exibido em pesquisas que contenham termos como “grátis”, “gratuito”, “golpe”, entre outros.

Palavras-chaves negativas impedem que nossos anúncios apareçam para pessoas que não estão interessadas em comprar o nosso produto.

Exemplos: download, reclamacao, funciona, “de graça”, “reclame aqui”, gratis, gratuito, login, “mercado livre”, “google drive”, “é bom”, wikipedia, youtube etc.

Dicas importantes

* Se você tiver dúvidas se a palavra-chave é fundo de funil ou não, use em [ ] e observe os termos de pesquisa;

* Antes de definir o CPC da campanha, verifique a média de CPC das palavras-chave no Planejador de palavras-chave e acrescente R$1 a R$2 a mais ao valor mínimo, e observe;

* Se uma palavra-chave for composta por dois termos (exemplo: WhatsMoney e Whats Money) crie um grupo de anúncio para cada palavra-chave para melhorar o índice de qualidade

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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