mitos do marketing digital de afiliados

O marketing de afiliados é uma das melhores formas de ganhar dinheiro online, mas também está cercado de mitos e informações erradas que podem desanimar quem está começando. Neste post, vamos entender os maiores mitos do marketing digital de afiliados e desmistificar algumas das ideias mais comuns sobre esse modelo de negócio.

1. Produtos muito concorridos não dá dinheiro para afiliados

Pelo contrário! Produtos concorridos são aqueles que vendem muito.
Procure ajustar as suas campanhas para tirar o máximo de proveito desses tipos de produtos.

2. Preciso de muito dinheiro para ter resultados

O dinheiro é um potencializador mas não garante os resultados. O que garante são os estudos e aplicação com consistência.


Não adianta nada injetar dinheiro sem ter o conhecimento necessário; isso é jogar dinheiro fora!

3. O mercado está saturado

É evidente que quanto mais pessoas entram no mercado, mais disputado ele fica. No entanto, o marketing digital não representa apenas o mercado de afiliados, é algo muito maior.

Cada vez mais as pessoas estão ficando online e expostas a produtos e serviços, o que gera ainda mais demanda. Portanto, pensar que o mercado está ficando saturado não faz sentido.

4. Preciso estudar o tempo todo

Não! O nosso cérebro é incapaz de assimilar muitas horas seguidas de estudos; a exaustão é inevitável. O mais importante é estudar um pouco e aplicar o conhecimento adquirido.


É muito melhor estudar 3 horas (com qualidade) e aplicar do que estudar 12 horas sem aplicar nada.

5. Você não consegue porque é preguiçoso ou incapaz

Na maioria dos casos, a falta de resultados vem do pouco tempo de dedicação ou metodologia ruim.


Se você trabalha o dia todo, tem filhos e outras responsabilidades, você é uma pessoa guerreira. O que falta para você é encontrar alguma forma de aumentar a sua disponibilidade para os estudos.


Procure um bom curso e se organize melhor para reservar um tempo maior para os estudos e aplicação.
Jamais se compare com pessoas que podem se dedicar mais do que você no marketing digital. Respeite o seu processo!

6. Para ter sucesso é preciso uma estrutura complexa com funis de vendas

Não! No início, para ter sucesso basta ter um bom produto e levar as pessoas até ele através de uma boa página de vendas.

Inicialmente, uma estrutura básica até faz sentido (domínio próprio), mas não pense que ter uma estrutura de e-mail marketing ou remarketing, por exemplo, vai fazer a diferença. Faça o básico e bem feito!

7. O tráfego orgânico é melhor que tráfego pago (ou vice-versa)

Essa pergunta não faz muito sentido, pois ambos se complementam.

O ideal é usar ambos de forma estratégica. Por exemplo, utilize tráfego pago para gerar vendas mais rapidamente enquanto trabalha o tráfego orgânico para sustentar o crescimento ao longo do tempo.

8. O Facebook Ads, Bing Ads ou o TikTok Ads, por exemplo, são melhores do que o Google Ads

Não existe uma plataforma melhor do que a outra para anunciar, porque isso depende do seu público-alvo, do tipo de produto ou serviço que você oferece, e do seu objetivo específico. Cada uma faz sentido de acordo com a estratégia de vendas que você adotar.


Adote a plataforma com a qual você mais se identifique e foque nela. O mais importante é você se dedicar a uma plataforma por vez e colher os frutos.

9. O marketing digital é fácil

O marketing digital não é um bicho de sete cabeças, mas também não é algo tão simples como copiar e colar.


Muitos cursos prometem que a jornada será fácil mas, dentro deles, a realidade é mostrada. Não espere resultados imediatos ou “milagres”!

10. O marketing digital é difícil

O marketing digital não é necessariamente difícil, mas exige esforço, aprendizado constante e adaptação. Eu diria que a parte mais difícil do marketing digital é ter uma mentalidade saudável para lidar com os desafios e incertezas do dia a dia.

11. O CPC mais caro é o que vai trazer vendas

Nem sempre o CPC mais caro vai te posicionar ao ponto de gerar cliques e vendas. Anúncios otimizados e condizentes com as suas palavras-chave, página de venda rápida e o tempo de campanha poderão te trazer vendas com um CPC mais competitivo.

12. Só ganha dinheiro quem vende curso

É inegável que alguns cursos se limitam a ensinar como vender o próprio curso ou possuem qualidade duvidosa. Contudo, há muitos profissionais com resultados comprovados que oferecem cursos de alto valor, que nos ajuda a desenvolver conhecimentos que geram resultados.

Como afiliado já experimentei vários cursos, alguns deles bem limitados. Reuni alguns dos melhores cursos que já fiz e que recomendo. Se quiser conhecê-los, clique aqui.

A verdade…

O marketing de afiliados pode ser uma excelente oportunidade, mas é fundamental entrar com expectativas realistas e estar disposto a aprender. Evitar esses mitos e focar em estratégias validadas ajudará você a construir um negócio sólido e sustentável.

💡 Dica: Comece pequeno, aprenda com a prática e nunca pare de estudar sobre marketing digital. O sucesso está ao alcance de quem se dedica!

E você, conhece outros mitos sobre marketing digital de afiliados? Deixe nos comentários!

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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