lançamento de infoproduto

Lançamento é uma estratégia onde um produto é vendido em um curto período de tempo, gerando picos de vendas. É um momento que mexe com o emocional do afiliado, pois gera uma expectativa muito grande de faturamento e nos deixa bem ansiosos na espera pelos resultados. Neste post, aprenda como estruturar um bom lançamento no Google Ads para alavancar os seus ganhos.

Como achar produtos para lançamentos?

Existem várias formas de se achar produtos de lançamentos. Podemos destacar algumas como:

  • Cadastrar em listas e grupos sobre produtos de seu interesse. Curta páginas e perfis de interesse no Instagram para que o algoritmo dessas plataformas entenda as suas preferências e te entregue anúncios relacionados.

    Entre no checkout do produto e imprima um boleto de compra. Você entrará no funil de vendas do produtor e ficará por dentro das novidades sobre o produto;
  • Após receber as propagandas, acesse o checkout e pegue os dados do produtor para entrar em contato e informar que você é um afiliado profissional e que gostaria de divulgar o produto.

    Os produtores normalmente dão preferência para afiliados profissionais que sabem trabalhar com público frio. Diga que você fará a estratégia de captação de leads na plataforma com a qual você trabalha etc. Você precisa convencer o produtor que será bom pra ele também.

Com esse método é possível achar lançamentos ocultos (que não estão disponíveis nas plataformas), que são menos concorridos.

  • Fique de olho no mercado. Plataformas como a Hotmart classificam os produtos que vendem bem pela graduação da temperatura. Quando um produto tem um aumento abrupto da sua temperatura, é possível que esteja em lançamento;
  • Produto que está com as vendas encerradas pode ser um lançamento. Entre em contato com o produtor para perguntar a respeito.

Entenda melhor como encontrar bons produtos de lançamento clicando aqui.

Como estruturar corretamente um lançamento?

Antes de estruturarmos uma campanha de lançamento, é importante organizarmos os anúncios e seus grupos. Atente-se para garantir que as palavras-chaves sejam congruentes com o grupo de anúncio, bem como a página de vendas e de captação. Crie um grupo de anúncio para o nome do produto, outro para o nome do produtor e o terceiro para o nome do evento (se houver). Em cada grupo de anúncios, crie duas variações de anúncios.

Crie as extensões de Sitelink, Frase de destaque e Imagem, com a foto do produtor.

Uma campanha de lançamento precisa ser estruturada em duas partes: pré-lançamento e lançamento.

Pré-lançamento

O pré-lançamento consiste no evento que antecede o lançamento. Esse evento consiste em aulas gratuitas, lives, masterclass e webnário que duram de 7 a 15 dias normalmente.

Durante esse período, o produtor disponibilizará um link de captação de leads (hotlink alternativo, no caso da Hotmart) para mandar para um grupo do WhatsApp, funil de e-mail, aulas online ou webnario, dependendo da estratégia dele. Através desse link você terá que criar o anúncio.

Nessa fase, crie de 1 a 3 grupos de anúncios. A quantidade de grupos vai depender do número de buscas da palavra-chave.

Se para o fundo de funil não houver muitas buscas, você pode escalar criando um segundo grupo de anúncio para o meio de funil e assim por diante. A criação dos grupos deve obedecer a quantidade de buscas da palavra-chave e o limite do seu orçamento.

A ordem mais recomendada para a criação dos grupos seria (1) fundo de funil, (2) nome da semana ou evento, (3) meio de funil e (4) topo de funil.

Fundo de funil: Os anúncios precisam “conversar” com quem já quer o produto. No primeiro título, informe o nome do evento ou semana (use a palavra-chave). Já no segundo, dê ênfase no cadastro para as aulas, lives ao vivo, webnario etc.

Nome da semana ou evento: Dê ênfase para o cadastro na semana ou evento. No primeiro título, informe o nome do evento ou semana (use a palavra-chave). No segundo título, chame para o cadastro.

Importante: Se você não tem muita experiência, evite o topo de funil e invista apenas no fundo e meio de funil na fase de captação.

Obs.: Faça o traqueamento dos links para saber de quais anúncios vieram os leads.

Para traquear links da Hotmart, faça:

https://go.hotmart.com/SXXXXXXXXC?SRC=identificacao
https://go.hotmart.com/SXXXXXXXXC?dp=1&SRC=identificacao

Para os links de afiliados sem o “dp”, incluir apenas o ?SRC e a identificação. Para links com o “dp”, inclua o &SRC e a identificação, conforme os exemplos acima.

Dica: As Frases de destaque e de Promoção têm maior performance nessa fase.

Lançamento (abertura do carrinho)

O lançamento é o momento no qual o produtor abre o carrinho para as pessoas comprarem o produto.

A campanha deve ser criada para o fundo de funil, usando o nome do produto e anunciando diretamente para a página de vendas. Crie um grupo de anúncio para essa fase.

Nessa fase, dê ênfase na escassez (“Vagas Abertas”, “Vagas Limitadas”, “Inscrições Abertas”, “Aproveite as Últimas Vagas”), além da garantia e bônus.

Crie essa campanha, um dia antes da abertura do carrinho, com um CPC de acordo com o valor médio (verifique no Planejador de palavras-chaves do Google Ads) para deixar a campanha pronta. Para iniciar com a campanha destravada, o recomendado é um CPC de, no mínimo, R$5. Ative a campanha apenas para a aprovação e depois pause. Volte a ativar a campanha no momento da abertura do carrinho.

O pico de vendas é no primeiro e no último dia do lançamento.

Distribuição de verba

Se você não tem muita experiência com lançamentos, o recomendado é reservar uma verba entre R$100 e R$200. Se você tem uma verba limitada, participe apenas de uma fase do lançamento.

Pré-lançamento: Reserve 2/3 da sua verba
Lançamento: Reserve 1/3 da sua verba.

Exemplo:

Tenho uma verba total de R$300 para investir em um lançamento. Reservo 2/3 para o período de captação de leads (R$200) e o restante para a abertura do carrinho (R$100).

Divida a verba reservada para o período de captura (pré-lançamento) pela quantidade de dias que antecedem a abertura do carrinho. Por exemplo, se a verba for de R$200 e um pré-lançamento de 7 dias, deixe consumir R$28 por dia (200/7).

Se, durante o primeiro dia de abertura do carrinho sair vendas, você pode ampliar o valor para além dos R$100 já reservados. Mas tome cuidado para que o custo não ultrapasse o valor total das vendas já realizadas. Se o produto estiver na Hotmart e com o hotleads ativado, você poderá ir acompanhando as vendas pela plataforma.

Para lançamentos muito concorridos, invista a partir de R$500. Só participe de lançamentos concorridos se você já tiver uma boa experiência!

Comissão

Participe de lançamentos que ofereça, pelo menos, 30% de comissão ou com um valor que compense o investimento.

Lançamento é a oportunidade ideal para vender produtos com ticket alto, pois os leads captados passarão pelo funil do produtor. Nessa fase, o produtor “esquentará” os leads para convencê-los a comprar o produto através de argumentos fortes e persuasivos. Portanto, opte por produtos com valor alto de comissão.

Métricas para analisar

Durante e após os períodos de pré-lançamento e lançamento, é importante analisarmos as métricas das campanhas para tomarmos as melhores decisões, sempre em busca do maior ROI possível.

Pré-lançamento

Custo por lead

Analise o custo de captação de cada lead no fundo, meio e topo de funil. Levando em consideração uma taxa de 10% de conversão, a cada R$200 gastos (20 leads – R$10 cada um), haverá uma conversão. Se a comissão for acima de R$200, teremos ROI positivo.

É importante traquear os links dos grupos de anúncios para fundo, meio e topo de funil justamente para sabermos de onde vieram os leads. Cada funil possui um custo de captação diferente.

Fique de olho na plataforma de vendas (Hotmart, Monetizze, Kiwify etc) para saber de quais funis os leads estão vindo e, assim, analisar os custos.

Não é possível dizer se haverá vendas levando em conta o número de leads captados. Você pode captar 100 leads e não fazer nenhuma venda, mas também pode captar 10 e fazer duas. Tudo vai depender da qualidade dos leads.

Obs.: Uma média de 5 a 10% de conversão é a mais comum em lançamentos. Acima disso seria uma taxa de conversão muito boa. Gastar até R$10 por lead é o normal; acima disso poderá comprometer o seu ROI.

Lançamento (abertura do carrinho)

CPC e a quantidade de cliques

Após a abertura do carrinho, o custo por clique (CPC) poderá atingir valores muito altos (comece com um CPC baixo e vá aumentando gradualmente até chegar no limite de 5% da comissão). Portanto, fique atento ao custo a todo o momento para pausar a campanha, caso chegue a um valor que não compense continuar. Não pague por um CPC acima de 5% da comissão!

Por exemplo, vamos levar em consideração uma comissão de R$300 e 20 cliques para sair uma venda. Se o CPC estiver em R$20, vamos gastar R$400. Neste caso não compensa continuar.

Quando o produtor divulga o link de compra, seja nos grupos de WhatsApp ou e-mail, cercando seu público de todas as formas, a busca no Google é menor. Isso acontece porque a maioria dos leads fazem a compra pelo link disponibilizado pelo produtor. O aumento das buscas no Google acontece após as 24 horas do lançamento, através de pesquisas de pessoas que ainda não comprou o produto.

Dica: comece com um CPC igual a 5% da comissão e aguarde os 5 primeiros cliques. Se o CPC estiver muito próximo dos 5% da comissão (ou ficar por volta de R$20), pause a campanha. Se estiver até R$10, deixe até consumir toda a verba reservada.

Maximizar cliques ou CPC manual?

Se você for fazer mais de um funil, aconselho usar o CPC manual para o meio e topo de funil. Vou explicar!

Os públicos do meio e topo de funil são menos qualificados e pagar um CPC igual do fundo de funil vai consumir muito rapidamente a sua verba. Portanto, se for fazer os três funis, deixe o fundo de funil como Maximizar cliques e os demais como CPC manual, controlando por grupo de anúncios e definindo um valor inicial baixo.

Meio de funil: Se o produtor não for engajado (não divulgar o produto nas redes sociais), não participe do lançamento! Se ele tiver uma certa relevância ou pouco engajamento, participe se o valor do produto for até R$300. Agora, se o produtor tiver uma presença forte nas redes sociais e um ótimo engajamento, ticket de até R$500 é aconselhável.

Fundo de funil: Não importa o valor do ticket, mas o produtor precisa ter um bom engajamento para gerar demanda para o produto.

Devo usar a estrutura própria ou do produtor?

Atualmente, o Google Ads não aceita mais o link de acompanhamento das plataformas. Portanto, ao estruturar as fases de captação e lançamento, opte por uma pressel simples que leve para a página de captura e de vendas.

O melhor tipo de pressel para esse caso é a pressel de cookie, que é uma cópia da primeira dobra da página de captura/vendas com uma janela de aviso de políticas de privacidade e de cookies. Quando o usuário clica no botão da janela, o cookie de afiliado é marcado e o usuário é redirecionado para a página de captura/vendas do produtor. Quer aprender a criar uma pressel de cookie zero fuga e blindada? Clique aqui e confira.

Aprenda com os erros e acertos

Procure aprender com erros e acertos, e replique nos próximos lançamentos. Se for participar dos próximos lançamentos do mesmo produto, você terá dados para otimizar melhor as campanhas de captura e abertura de carrinho.

Após o lançamento você saberá a taxa de conversão do mesmo. Nos próximos eventos de captação, você poderá ter uma ideia de quanto vai vender com base na sua captação de leads. Se a maioria das vendas vieram no pré-lançamento, no próximo lançamento, reserve uma verba maior para essa fase. Se um funil específico não gerou vendas, apenas custos, no próximo lançamento exclua esse funil e assim por diante. Você terá dados para ser mais assertivo nos próximos eventos.

Dicas importantes

  • Em Configurações da campanha, desmarque a opção Rede de Display e mantenha a opção Rede de pesquisa. Esta última opção vai exibir seus anúncios no YouTube e serão visíveis no momento do evento de lançamento;

  • Nos títulos e descrições, inclua informações da própria página de captura/vendas. Na campanha de captação, não se esqueça de informar a data e hora dos eventos, informar a gratuidade e gatilhos mentais. Na campanha de abertura do carrinho, fique em gatilhos de escassez e vantagens;

  • Nas extensões das campanhas de captação de leads, destaque a gratuidade, o nome e a data do evento. Faça o mesmo com as Frases de destaque;

  • Na extensão de imagem, use uma imagem do produtor com o fundo branco, sem logotipos ou escritos. Dê preferência para uma imagem limpa, sem detalhes, apenas com a foto do produtor;

  • Na campanha de captação, crie dois grupos de anúncios, um para o nome do evento e outro para o nome do produtor;

  • Na campanha de abertura do carrinho, você pode aproveitar a campanha de captação criando um grupo de anúncio para a abertura do carrinho. O Google Ads vai trazer informações de outros grupos de anúncios. Apague tudo e crie um novo para a abertura de carrinho de acordo com as instruções acima.

    Não esqueça de alterar as extensões e frase de destaque, pois estas estão configuradas para o grupo de captura. Se você achar um pouco complicado isso, aconselho criar uma nova campanha para a abertura do carrinho. Isso vai deixar mais organizado para as futuras campanhas.

    Após criar o grupo, espere o Google aprovar. Depois de aprovar, pause e volte a ativar somente na abertura do carrinho. Pause o grupo de captação de leads no momento da abertura do carrinho;

  • Não esqueça de definir as palavras-chaves negativas para evitar os cliques desqualificados.

Seja um afiliado profissional

Sempre respeite as regras do produtor. Práticas como liberar o link para compra antes da abertura do carrinho é uma prática desleal e amadora. Isso poderá estragar o lançamento do produtor e “te queimar”, além de comprometer a credibilidade de outros afiliados. Portanto, seja profissional e sempre cumpra com as regras.

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Formado em TI mas apaixonado pelo fascinante mundo do Marketing Digital.

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